Escola de Formação e Criação do Ceará

Laboratório de Cinema

portoiracemadasartes.org.br rotas de criacao encerramento do percurso de audiovisual fotos yuri juatama 18

Sobre o Laboratório de Cinema

O Lab Cena 15 – Cinema é um laboratório de roteiro de longa duração idealizado pelos cineastas Karim Aïnouz, Marcelo Gomes e Sérgio Machado em 2013 junto à Escola Porto Iracema das Artes / Instituto Dragão do Mar. Tem como proposta desenvolver a escrita dramatúrgica de longas-metragens de ficção, da ideia inicial à primeira versão do roteiro, com foco na dramaturgia clássica, abordando aspectos da narrativa cinematográfica, como: pesquisa, estrutura dramática, trama e subtrama, criação de personagens, formatação de roteiros, além de outras atividades que tangenciam a criação de histórias para o cinema. 

O programa de formação do Lab tem a duração de sete meses e abarca tutorias mensais, assessorias semanais, oficinas e aulas abertas com profissionais de referência no campo audiovisual. Além de ampliar as habilidades técnicas e narrativas das pessoas selecionadas e do público mais amplo, engajado nas oficinas e aulas abertas gratuitas, o Laboratório também contribui para a atuação profissional de roteiristas no mercado audiovisual nacional e internacional.

Ao longo de onze edições, de 2013 a 2023, o Lab deu suporte formativo para que 120 roteiristas escrevessem os seus longas-metragens de ficção, documentários ou híbridos, e até mesmo séries de TV, já que nos anos iniciais o Laboratório ainda não havia definido seu foco apenas em longas-metragens de ficção. Ao final da escrita, há uma apresentação pública dessas histórias a importantes produtores e produtoras do Brasil e do mundo, num evento público chamado Pitching de Roteiros, realizado numa das salas do Cinema do Dragão. Os projetos concorrem a prêmios, frutos de parcerias com instituições relevantes na cena audiovisual, como Projeto Paradiso, FRAPA – Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre, Ventana Sur, Cinema do Dragão, MUBI, centro cultural b_arco e, mais recentemente, Final Draft e Sol Film Lab. Ao todo, 58 roteiros foram escritos com apoio financeiro mensal para os/as roteiristas. 

Atualmente, são selecionados 6 projetos por ano, sendo 4 do Ceará, com uma dupla de roteiristas por projeto, 1 de estados do Nordeste, com um único roteirista, e 1 de outras regiões do Brasil, com exceção do Nordeste, também com apenas 1 roteirista.

De 2013 a 2017, nas cinco primeiras edições, todos os projetos participantes foram tutorados por KARIM AÏNOUZ, MARCELO GOMES e SÉRGIO MACHADO, cineastas brasileiros internacionalmente reconhecidos e com grande experiência.  A partir de 2018, uma segunda geração de tutores –  hoje composta pelos cineastas ARMANDO PRAÇA, JAQUELINE SOUZA, MURILO HAUSER e NINA KOPKO –  passou a assumir a tutoria dos projetos, sempre com a assessoria semanal dos roteiristas LUCIANA VIEIRA e PABLO ARELLANO.

Grande parte das histórias desenvolvidas no Lab Cena 15 já circularam por outros laboratórios, mercados, venceram festivais e editais públicos de financiamento da produção audiovisual nos mais diversos lugares do Brasil e do mundo. Ao completar 10 anos, 5 projetos inicialmente desenvolvidos no Lab já estrearam nos cinemas: os longas Inferninho (dir. Guto Parente e Pedro Diógenes), Casa (dir. Letícia Simões), Fortaleza Hotel (Armando Praça) e Represa (dir. Diego Hoefel), além da minissérie Caminho de Volta (dir. Arthur Leite e Petrus Cariry). O longa Todas as Vidas de Telma (dir. Adriana Botelho) já está finalizado e circula por festivais. Os premiados curtas Abissal (dir. Arthur Leite) e Cidade Nova (dir. Diego Hoefel) foram realizados com recursos da primeira edição do Laboratório e circularam por diversos festivais. Há ainda dois outros projetos – Amores Paraguayos e Fortaleza Paraíso – já filmados e que se encontram em etapa de pós-produção. Ao menos 8 longas possuem parte dos recursos captados para sua produção. Trata-se de uma experiência inédita e bem sucedida de lançamento de novas histórias no circuito do cinema e audiovisual brasileiros, inserida no Nordeste do país.

0
edições
0
projetos desenvolvidos
portoiracemadasartes.org.br manoela ziggiatti

Coordenação

MANOELA ZIGGIATTI

É montadora e documentarista formada na EICTV (Cuba), tem especialização em Documentário pela Salford University e graduação em Comunicação Social pela USP. É sócia da Avoa Filmes. Em 2012, estreou no Festival de Guadalajara seu documentário longa-metragem “Pulsações”. Seu curta “O Voo” (2015) recebeu o prêmio de melhor curta latino-americano no Festival FicValdivia e foi exibido em mais de 20 festivais e mostras. Mais recentemente, estreou o curta “Palavra Grande” (2021) no Festival Olhar de Cinema. Trabalhou como montadora em séries e filmes exibidos e premiados em diversos festivais, como Semana da Crítica do Festival de Cannes, Festival de Gramado, Festival de Havana, IDFA, Festival de Toulouse, Doc Barcelona, Tiradentes. Atua como consultora de montagem, tendo colaborado com o Festival Cabíria, o Edoc – Encuentros de Otros Cine (Equador), Diáspora Lab, entre outros. Desde 2014, integra o Coletivo Vermelha, que estuda e promove ações relacionadas à participação e representação de mulheres no audiovisual.

Equipe de Tutores

CREATOR: gd-jpeg v1.0 (using IJG JPEG v62), quality = 100
KARIM AÏNOUZ

MENTOR

É um premiado cineasta, roteirista e artista visual. Estreou como diretor com “Madame Satã” (Un Certain Regard, Cannes, 2002). Seus outros trabalhos incluem “Marinheiro das Montanhas” (Seleção Oficial, Cannes, 2021), “Nardjes A.” (Berlin Panorama, 2020), “Central Airport THF” (Prêmio Anistia de Berlim, 2018), “Praia do Futuro” (Competição de Berlim, 2014), “O Abismo Prateado” (Quinzena de diretores, Cannes, 2011), “Viajo porque preciso, volto porque te amo” (Veneza, Orizontti, 2009) e “Céu de Suely” (Veneza, Orizontti, 2006). “A Vida Invisível” (2019) ganhou o prêmio Un Certain Regard no Festival de Cannes de 2019 e, desde então, já recebeu vários prêmios em todo o mundo. “Firebrand” (2023) foi indicado à Palma de Ouro no 76º Festival de Cannes. “Nardjes A.” (2020) e “Marinheiro das Montanhas” (2021) foram lançados no Brasil em 2023. O diretor agora se dedica à finalização do longa “Motel Destino”, filmado no Ceará em 2023. É membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.  Aïnouz foi um dos idealizadores do Laboratório Cena 15 – Cinema e segue vinculado como mentor.

Fotos-Micaela_Menezes-20Tutores
ARMANDO PRAÇA

TUTOR DE PROJETOS

É sociólogo e cineasta nascido em 1978, em Aracati, Ceará. Já trabalhou como assistente de direção, roteirista e treinador de atuação de renomados cineastas no Brasil, como Marcelo Gomes, Karim Aïnouz, Márcia Faria, Sérgio Rezende, Halder Gomes e Sérgio Machado. Seus curtas e média-metragens foram selecionados para mais de 30 festivais internacionais, como Clermont-Ferrand, Roterdã, Festival Latino Americano de Toulouse e Mecal de Barcelona, entre eles: “O amor do palhaço” (2005), “A mulher biônica” (2008), “Origem: destino” (2013) e “Parque de Diversões” (2002). “Greta” (2019), seu primeiro longa-metragem, estreou na 69ª Berlinale e foi selecionado para mais de 40 festivais internacionais em todo o mundo. Recentemente, lançou seu segundo longa-metragem, “Fortaleza Hotel”, e desenvolve os projetos “Ne me quitte pas” e “Cachoeira do descuido”. É tutor do Laboratório Cena 15 – Cinema desde 2019.

Fotos-Micaela_Menezes-12Tutores
JAQUELINE SOUZA

TUTORA DE PROJETOS

Atua como roteirista e consultora. Foi roteirista da série original da Netflix “Boca a Boca”, indicada ao Prêmio Abra de Melhor Roteiro de Série de Drama de 2020. Desenvolveu trabalhos de séries e longas com a Gullane Entretenimento, Lupa Filmes, Anonymous Content, o Núcleo Criativo “O gênero como espelho do real” e Amazon Studios. Fez consultoria de projetos em diversos laboratórios como Curitiba_Lab, Laboratório Griô da Mostra de Cinema Negro Brasileiro, Panorama_Lab, FrapaLab, EmpoderadasLab, Sesc Argumenta e Cena15 da Escola Porto Iracema das Artes, além de ser tutora na edição 2023 da Incubadora de Roteiros do Projeto Paradiso. Atuou como Executiva Criativa da Amazon Studios, liderando os projetos de Gênero Sci-Fi, Fantasia e Terror de 2020 até 2022. Criadora e roteirista da série “Histórias Impossíveis”, produção original da Rede Globo, lançada em 2023. Atualmente, é autora-roteirista da Rede Globo, onde desenvolve projeto de sua autoria. É cofundadora da Tertúlia Narrativa e tutora do Laboratório Cena 15 – Cinema desde 2022.

CREATOR: gd-jpeg v1.0 (using IJG JPEG v62), quality = 100
NINA KOPKO

TUTORA DE PROJETOS

Nina Kopko é roteirista, diretora, preparadora de elenco e consultora de projetos. Foi diretora assistente dos filmes “A Vida Invisível” (Karim Aïnouz, 2019) e “O Silêncio do Céu” (Marco Dutra, 2016), roteirista de “As Seguidoras” (Paramount+, 2022), “Guigo Offline” (TV Cultura, 2017), entre outros. Em 2022, participou da residência artística em roteiro da Cité Internationale des Arts, em Paris, com apoio da Embaixada Francesa no Brasil, Institut Français e Projeto Paradiso. O curta que dirigiu, “Chão de Fábrica”, venceu 31 prêmios, entre eles Prêmio ABRA de Roteiro, Melhor Curta de 2021 segundo a ABRACCINE e nos festivais de Havana, Brasília, Rio, Ceará, Guarnicê, Manaus, Fribourg, BogoShorts e Middlebury New Filmmakers. É tutora do Laboratório Cena 15 – Cinema desde 2018.

Fotos-Micaela_Menezes-03Tutores
MURILO HAUSER

TUTOR DE PROJETOS

Escreveu “A Vida Invisível”, Grand Prix da mostra Un Certain Regard de Cannes em 2019. Em 2021, voltou ao festival com “O Marinheiro das Montanhas”, nova colaboração com Karim Aïnouz. Seus curtas “Silêncio e Sombras” e “Meu Medo” foram ambos eleitos Melhor Animação Nacional no Curta Cinema, Rio de Janeiro. Dirigiu o primeiro projeto em VR para o Bergman Center, Suécia, filme exibido na 42ª Mostra de Cinema de São Paulo. Para o teatro, assinou texto e direção de “Não Sobre o Amor” com Felipe Hirsch e, ao lado de Hector Babenco, dirigiu “Hell” com Bárbara Paz. Murilo recebeu o diploma de Master of Fine Arts em roteiro pela University of Southern California como bolsista da Fulbright. É tutor do Laboratório Cena 15 – Cinema desde 2020.

Fotos-Micaela_Menezes-03Assistentes
LUCIANA VIEIRA

CONSULTORA

É graduada em Cinema e Audiovisual pela UFC e atua como roteirista, diretora e produtora. Recentemente fez parte da equipe de direção do longa-metragem “Motel Destino” de Karim Ainouz, foi co-roteirista e co-diretora da série “Meninas do Benfica” (Canal Brasil), do telefilme “Guerra da Tapioca” (Globoplay), da série “Lana & Carol” (Tv Futura), e está atualmente finalizando o sitcom “Se Avexe Não” (EBC) e pré-produzindo seu curta-metragem “Joqueta”, premiado como melhor argumento do concurso Cabíria-Cardume 2023. Além disso, produziu a série “Identidade #Transvive” (Looke) e os documentários “As Cores do Divino” (Canal Brasil) e “Um Pedaço do Mundo” (MixBrasil, For Rainbow). É consultora de roteiro do Laboratório Cena 15 – Cinema da Porto Iracema das Artes desde 2018.

Fotos-Micaela_Menezes-13Assistentes
PABLO ARELLANO

CONSULTOR

Roteirista e consultor de roteiro. Formado em Comunicação Audiovisual pela Universidade Complutense de Madrid, especializado em roteiro de cinema pelo NIC, Espanha, e pela EICTV, Cuba. Suas obras foram premiadas em festivais como Cannes, São Sebastião, Munique, Biarritz e Havana. Ministrou cursos e masterclasses em La Piscifactoría, na Espanha, na Escola Vila das Artes, na Escola Porto Iracema das Artes e no Instituto CUCA, em Fortaleza, Brasil, na ECA, Bolívia e na EICTV, Cuba. Colaborou como professor e criador de conteúdo para o curso de pós-graduação em Educação Artística da Organização dos Estados Ibero-americanos. Durante 6 anos, foi programador do Festival Ibero-Americano Cine Ceará, em Fortaleza. Como roteirista assina os longas LIBORIO, do diretor Nino Martínez (República Dominicana), GÉNESIS, da diretora Magaly Ugarte (México), CIMARRÓN, do diretor Andrés Boero (Uruguai). Em 2023 dirige junto à Janaína Marques o longa FORTALEZA PARAÍSO, em processo de pós-produção e o longa de animação, OS OLHOS DO CARANGUEJO, em pré-produção. É consultor de roteiro no Laboratório Cena 15 – Cinema desde 2015.

Parceiros do Cena 15

parcerias cena 15 mobile

Conheça todos os projetos contemplados:

2023
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013