Escola de Formação e Criação do Ceará

Curso Técnico em Dança

Finalização Dança Contemporânea IV Fauller Freitas 24-08 Foto Alan Sousa-50

Sobre o Curso Técnico em Dança

Integrando o Programa de Formação em Dança da Escola, o Curso Técnico em Dança (CTD) foi criado em 2005 por uma demanda do Fórum de Dança da cidade de Fortaleza, e tem como objetivo formar profissionais técnicos de nível médio capazes de atuar em dança como intérpretes criadores a partir de saberes práticos e teóricos aplicáveis em contextos artísticos, técnicos, culturais e sociais contemporâneos. A formação é orientada para estudantes que possuem experiência formativa prévia em dança.

Com duração aproximada de dois anos e carga horária total de 1.500 horas, o CTD possui disciplinas distribuídas em três eixos temáticos (Práticas e Técnicas Corporais, Dança Cultura e Sociedade e Pesquisa e Criação em Dança) que favorecem a transversalidade e a interdisciplinaridade, estabelecendo conexões possíveis entre o tema de cada eixo e as especificidades dos componentes curriculares pedagógicos dividido em quatro módulos. Dentre as disciplinas de base técnica podemos citar também: Danças e ancestralidades, Histórias da dança; Dança e acessibilidade, Dança, ensino e aprendizagem, Dança e interfaces tecnológicas, Políticas culturais e gestão, entre outras.

Para participar, além de experiência em dança, é preciso ter a idade mínima de 16 anos completos no ato da matrícula, ter concluído, ou estar cursando, o 2º ano do Ensino Médio e ter disponibilidade para participar das aulas de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h30.

Ao final do curso é realizada uma mostra de trabalho de conclusão, com apresentação de composições coreográficas concebidas e desenvolvidas pelos próprios estudantes.

Seleção

O processo seletivo é programado de acordo com o calendário letivo da escola e realizado por uma comissão instituída especialmente para esse fim, presidida pelo Coordenador em exercício do Curso Técnico em Dança e composta por especialistas na área de Dança.  

Inclui três etapas: inscrição com currículo anexo, participação obrigatória de palestra de apresentação do curso, aula-audição de desempenho prático abordando elementos técnicos, improvisação e entrevista. São ofertadas 30 vagas.

Fotos Micaela Menezes 08 1

Coordenação

MARISE LÉO

Conhecida como BILICA, é bailarina, doutoranda em Educação pelo PPGE-UFC, mestra em Artes pelo Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará- ICA/UFC; especialista em Fisiologia do Exercício (UNIFOR-CE) e graduada em Educação Física (UNIFOR-CE). Foi professora dos cursos de Graduação das instituições: Universidade Federal do Ceará – ICA/UFC, Unifor e Fanor, assim como em diversas instâncias formativas em artes da cidade: Curso Técnico de Dança – CTD, Centro Cultural Grande Bom Jardim – CCBJ, Curso de iniciação à Dança Contemporânea – CIDIC, Colaboratório de Artes Circenses – COLAB. Pesquisadora do movimento corporal há mais de 15 anos, possui diversas formações e cursos: Pilates, Educação Somática, Gyrokinesis, Body, Mind, Centering, Mat Pilates, Yoga, Contato, Improvisação e Teatro. Participou (2016) como bailarina/intérprete do projeto “Dance Some Body”, com tutoria de Jorge Alencar, no Laboratório de Criação em Dança do Porto Iracema das Artes. Atualmente é coordenadora do de dança da Escola Porto Iracema das Artes.