
A Escola
A Porto Iracema das Artes é a escola de artes da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Inaugurada em 29 de agosto de 2013, nestes nove anos vem se consolidando como a Escola de formação e criação artística do Ceará. Sediada em Fortaleza, conta com três esferas formativas: Programa de Formação Básica, Cursos Técnicos e Laboratórios de Criação. Confira AQUI o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do Porto Iracema.
Nos âmbitos do Programa de Formação Básica e dos Cursos Técnicos, trabalha, prioritariamente, com jovens de idades entre 16 e 29 anos, estudantes ou egressos da rede pública com ensino fundamental completo. Os Laboratórios de Criação trabalham com faixa etária a partir de 18 anos e têm como foco a qualidade estética dos projetos apresentados.
A Escola tem como objetivo funcionar como um fértil espaço de trocas e experiências estéticas, ancoradouro de ideias e pensamentos. Neste sentido, a Porto Iracema das Artes se orienta por dois conceitos:
Autonomia Intelectual e Criativa – A possibilidade de o próprio estudante pensar os percursos formativos a partir de seus interesses de conhecimento, fomentando a construção da autonomia intelectual para o processo de definição das trajetórias profissionais.
Experiências e Partilhas Simbólicas – Compreende que as experiências e as partilhas favorecem o pensamento transformador.
Formação
Os três tipos de formação da Porto Iracema das Artes estão organizados em:
Programa de Formação Básica:
Os Cursos Básicos de Artes Visuais, Artes Cênicas, Audiovisual têm como objetivo iniciar o estudante no mundo das artes.
Curso Técnico em Dança (CTD):
Tem como objetivo formar profissionais técnicos de nível médio, capazes de atuar em dança como intérpretes e criadores.
Laboratórios de Criação:
São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos artísticos em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro.
A partir das esferas formativas, a Porto Iracema das Artes oferta frequentemente cursos de curta duração, oficinas, masterclasses, workshops, aulas abertas, seminários, além de promover e receber eventos em parceria com projetos e/ou outras instituições locais, nacionais e internacionais. Desde a sua criação, mais de 50 mil pessoas passaram pela Porto Iracema das Artes. Sendo uma escola pública, todas as formações oferecidas são gratuitas