Escola de Formação e Criação do Ceará

Sobre nós

A Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de artes da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Inaugurada em 29 de agosto de 2013, nestes nove anos vem se consolidando como a Escola de formação e criação artística do Ceará. Sediada em Fortaleza, conta com três esferas formativas: Programa de Formação Básica, Cursos Técnicos e Laboratórios de Criação. Confira AQUI o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do Porto Iracema.

Nos âmbitos do Programa de Formação Básica e dos Cursos Técnicos, trabalha, prioritariamente, com jovens de idades entre 16 e 29 anos, estudantes ou ex-alunos da rede pública com ensino fundamental completo. Os Laboratórios de Criação trabalham com faixa etária a partir de 18 anos e têm como foco a qualidade estética dos projetos apresentados.

 

  A Escola tem como objetivo funcionar como um fértil espaço de trocas e experiências estéticas, ancoradouro de ideias e pensamentos. Neste sentido, o Porto Iracema das Artes se orienta por dois conceitos:

 

Autonomia intelectual e criativa – A possibilidade de o próprio aluno pensar os percursos formativos a partir de seus interesses de conhecimento, fomentando a construção da autonomia intelectual para o processo de definição das trajetórias profissionais.

 

Experiências e partilhas simbólicas – Compreende que as experiências e as partilhas favorecem o pensamento transformador.nove

Formação

Os três tipos de formação do Porto Iracema das Artes estão organizados em:

Programa de Formação Básica:

Os Cursos Básicos de Artes Visuais, Artes Cênicas, Audiovisual e o Programa de Fotopoéticas têm como objetivo iniciar o aluno no mundo das artes e da produção cultural.

Curso Técnico em Dança (CTD):

Tem como objetivo formar profissionais técnicos de nível médio, capazes de atuar em dança como intérpretes e criadores.

Laboratórios de Criação:

São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos artísticos em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro.

A partir das esferas formativas, o Porto Iracema das Artes oferta frequentemente cursos de curta duração, oficinas, masterclasses, workshops, aulas abertas, seminários, além de
promover e receber eventos em parceria com projetos e/ou outras instituições locais, nacionais e internacionais. Desde a sua criação, mais de 50 mil pessoas passaram pelo Porto
Iracema das Artes. Sendo uma escola pública, todas as formações oferecidas no Porto são gratuitas