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Escola de Formação e Criação do Ceará

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La Ursa

(2017, longa-metragem, farsa policial, ficção) – Pernambuco

Uma metrópole do Nordeste do Brasil. 2017. Algo inusitado acontece num residencial de classe média: o zelador encontra o corpo de um jovem desacordado no pátio, que caiu após levar um choque ao pular o muro. O que acontecera com a cerca projetada para eletrocutar até a morte e ejetar os invasores para fora dos limites do condomínio? Indiferentes a prestar socorro ao invasor e preocupados com o sistema de segurança, moradores se esforçam em diagnosticar a falha na cerca elétrica executando planos absurdos. Anoitece e o pânico se instaura. Eles decidem aumentar brutalmente a voltagem da cerca, causando um blackout geral. Para defender o prédio, os moradores formam uma milícia armada. Enquanto isso, longe do controle dos adultos, as crianças criam uma gangue inspirada no mito da La Ursa* e cometem delitos dentro do condomínio, num domingo que parece não ter fim. La Ursa é uma farsa, uma crítica aguda à esquizofrenia da sociedade contemporânea, encarcerada no próprio medo.

* Brincadeira carnavalesca tradicional do Recife, que tem suas origens nos ciganos da Europa. Estes percorriam a cidade com seus animais presos numa corrente, ao som da ordem: “A La Ursa quer dinheiro, quem não der é pirangueiro!”.

 

Roteiristas

Daniel Edmundson é diretor, roteirista e integrante da produtora pernambucana Bateu Castelo Filmes, fundada em 2011. Foi diretor de animação e roteirista de interações do aplicativo Flicts de Ziraldo, que recebeu o prêmio Jabuti 2015 (3º Lugar na categoria Infantil Digital). Corroteirizou e codirigiu o telefilme Bode de Natal (2016), em coprodução com a Globo Filmes. Este foi exibido como especial de natal na Rede Globo Nordeste e, posteriormente, pelo Canal Brasil.

Tuca Siqueira é roteirista e diretora. Realizou seu primeiro filme em 2003 e acumula 8 curtas e dois longas-metragens, entre documentários e ficções, além de três séries televisivas documentais. Participou de laboratórios de roteiros e encontros de coprodução no BRLab e no Cine Latino Toulouse. Seu roteiro, Coração de Lona, foi desenvolvido através do edital Núcleos Criativos. Lançou o seu primeiro longa-metragem em 2017, Amores de Chumbo, exibido no Festival do Rio e na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.