O Lab Cena 15 é um laboratório de desenvolvimento de roteiros de longas-metragens e séries de ficção criado em 2013 pelos cineastas Karim Aïnouz, Marcelo Gomes e Sérgio Machado em parceria com a Escola Porto Iracema das Artes. Tem como proposta geral contribuir com o desenvolvimento do campo audiovisual regional, favorecendo a qualificação profissional de roteiristas, por meio de um intenso programa de formação prático e conceitual, com ênfase no desenvolvimento da escrita dramatúrgica de projetos de longa-metragem e séries de ficção para televisão. Com prioridade para projetos do Ceará e das regiões Norte e Nordeste do país, o programa prevê um processo imersivo de sete meses, que inclui tutorias, oficinas, aulas abertas e outras atividades formativas.
Ao final de cada edição, o Lab Cena 15 promove uma apresentação pública dos projetos a importantes produtores e produtoras do Brasil e do mundo, num evento público chamado Pitching de Roteiros, no qual os projetos concorrem a prêmios frutos de parcerias com instituições relevantes na cena audiovisual, como Projeto Paradiso, FRAPA – Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre, Ventana Sur, Cinema do Dragão, centro cultural b_arco e, mais recentemente, Final Draft e Sol Film Lab.
Até 2023, o Lab apoiou a criação de 66 projetos que, após o Laboratório, seguem suas trajetórias, acessando recursos para sua produção ou participando de outros laboratórios, festivais, concursos de roteiro e ambientes de mercado.
Atualmente, o Lab Cena 15 possui dois programas:
LAB CENA 15 – Cinema: Seleciona 6 (seis) projetos de longa-metragem de ficção por edição para serem desenvolvidos desde o argumento até a primeira versão do roteiro. Com foco na dramaturgia clássica, os projetos seguem uma agenda de tutorias mensais ao longo de 7 (sete) meses com os cineastas e roteiristas Armando Praça, Jaqueline Souza, Murilo Hauser e Nina Kopko, além de assessorias com Natália Maia e Pablo Arellano, oficinas e aulas abertas.
Atualmente, são selecionados 4 (quatro) projetos do Ceará, 1 (um) de outro estado do Nordeste e 1(um) das demais regiões do Brasil.
LAB CENA 15 – Série de Ficção: Iniciado em 2022, seleciona, a cada edição, 1 (um) projeto de série de ficção para TV do Ceará para ser desenvolvido ao longo de 7 (sete) meses em uma dinâmica de sala de roteiro, composta por 3 (três) roteiristas cearenses, sob a orientação da roteirista e consultora Camila Agustini. Assim como o Lab Cena 15 – Cinema, o programa oferece oficinas e aulas abertas. Ao final do processo, o grupo de roteiristas apresenta a bíblia e o roteiro do primeiro episódio da série.
edições
projetos desenvolvidos
roteiristas formados
Montadora e documentarista formada na EICTV (Cuba), tem especialização em direção de documentários pela Salford University e graduação em Comunicação Social pela USP. É sócia da Avoa Filmes. Montou séries e filmes como Sinfonia da Necrópole e O Duplo, de Juliana Rojas, A grande viagem ao pequeno país, de Mariana Viñoles, A Morte de Jaime Roldós, de Manolo Sarmiento, entre outras produções exibidas e premiadas em festivais como Semana da Crítica – Cannes, Gramado, Havana, IDFA, Toulouse, Doc Barcelona, Tiradentes, etc. Em 2012, estreou no Festival de Guadalajara seu longa documentário Pulsações. Seu curta O Voo (melhor curta latino-americano no FicValdivia, 2015) foi exibido em mais de 20 festivais e mostras. Em 2021, estreou o curta Palavra Grande no Festival Olhar de Cinema. Atua como consultora, tendo colaborado com o Festival Cabíria, o Edoc – Encuentros de Otros Cine (Equador) e DIALab. Desde 2014, integra o Coletivo Vermelha, promovendo ações relacionadas à participação e representação de mulheres no audiovisual. Coordena o Cena 15 desde 2021.
MENTOR
Premiado cineasta, roteirista e artista visual. Seu último longa-metragem, Motel Destino, foi indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2024. Estreou como diretor com Madame Satã (Un Certain Regard, Cannes, 2002). Seus outros trabalhos incluem Marinheiro das Montanhas (Seleção Oficial, Cannes, 2021), Nardjes A. (Berlin Panorama, 2020), Central Airport THF (Prêmio Anistia de Berlim, 2018), Praia do Futuro (Competição de Berlim, 2014), O Abismo Prateado (Quinzena de diretores, Cannes, 2011), Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo (Veneza, Orizontti, 2009) e Céu de Suely (Veneza, Orizontti, 2006). A Vida Invisível (2019) ganhou o prêmio Un Certain Regard no Festival de Cannes de 2019 e, desde então, já recebeu vários prêmios em todo o mundo. Firebrand (2023) foi indicado à Palma de Ouro no 76º Festival de Cannes. Membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, Aïnouz foi um dos idealizadores do Laboratório Cena 15, ao lado de Marcelo Gomes e Sérgio Machado.
TUTOR DE PROJETOS
Sociólogo, roteirista, ator e cineasta nascido em Aracati, Ceará. Os curtas e médias-metragens que escreveu e dirigiu foram selecionados para mais de 30 festivais internacionais, como Clermont-Ferrand IFF, Festival Latino-Americano de Toulouse e Mecal de Barcelona. Entre eles estão: A Mulher Biônica, O Amor do Palhaço, Origem: Destino e Parque de Diversões. Greta, seu primeiro longa-metragem, estreou na 69ª Berlinale em 2019 e foi selecionado para mais de 40 festivais internacionais. Lançou seu segundo longa-metragem, Fortaleza Hotel, em 2022. Entre suas últimas realizações estão o roteiro das séries Me Chama de Bruna (T1) para a FOX TV; Betinho para a Globo Play; Cidade de Deus para HBO e Maria Bonita para STAR+. É roteirista dos longas-metragens Paloma, de Marcelo Gomes, e O Personagem, de Fábio Mendonça, este último em produção. Seu terceiro longa-metragem, Madrugada, está em fase de pré-produção, com previsão de filmagem para 2025. É tutor do Laboratório Cena 15 – Cinema desde 2019.
TUTORA DE PROJETOS
Atua como roteirista e consultora. Foi roteirista da série original da Netflix Boca a Boca, indicada ao Prêmio ABRA de Melhor Roteiro de Série de Drama de 2020. Cocriadora e roteirista da série Histórias Impossíveis, produção original da Rede Globo, lançada em 2023. Desenvolveu trabalhos de séries e longas com a Gullane Entretenimento, Lupa Filmes, Anonymous Content, o Núcleo Criativo “O gênero como espelho do real” e Amazon Studios. Fez consultoria de projetos em diversos laboratórios como Curitiba_Lab, Laboratório Griô da Mostra de Cinema Negro Brasileiro, PanoramaLab, FrapaLab, EmpoderadasLab, Sesc Argumenta, Laboratório Novas Histórias e Cena15 da Escola Porto Iracema das Artes, além de ser tutora na edição 2023 e 2024 da Incubadora de Roteiros do Projeto Paradiso. Atuou como Executiva Criativa da Amazon Studios, liderando os projetos de Gênero Sci-Fi, Fantasia e Terror de 2020 até 2022. Atualmente, é autora-roteirista da Rede Globo. É cofundadora da Tertúlia Narrativa e é tutora do Laboratório Cena 15 – Cinema desde 2022.
TUTORA DE PROJETOS
Diretora, roteirista, preparadora de elenco e consultora de projetos. Foi diretora assistente dos filmes A Vida Invisível (Karim Aïnouz, 2019) e O Silêncio do Céu (Marco Dutra, 2016). Escreveu roteiros para os canais Globo, Netflix, Paramount+, GNT, Cultura e EBC. Fez o casting de Motel Destino e a preparação de elenco de filmes como A Vida Invisível, O Tempo da Delicadeza e Céu de Agosto. Em 2022, participou da residência artística em roteiro da Cité Internationale des Arts, em Paris, com apoio do Projeto Paradiso. O curta que escreveu e dirigiu, Chão de Fábrica, conquistou mais de 30 prêmios, entre eles Prêmio de Melhor Curta nos festivais de Havana, Ceará, Brasília, Rio, Fribourg, entre outros, além de ser escolhido como melhor curta de 2021 pela ABRACCINE. Dirigiu e escreveu duas séries documentais, A História de uma Planta (GNT/Globoplay) e Mulheres pela Independência (TV Brasil/History Channel), ambas de 2024. Entre os diversos projetos que fez consultoria, destaca Kasa Branca (Luciano Vidigal, 2025) e O Estranho (Flora Dias e Juruna Mallon, 2023). Fez também a pesquisa artística de Ainda Estou Aqui (Walter Salles, 2024). Faz parte do Núcleo Criativo de Roteiros da Vitrine Filmes e participou da Berlinale Talents 2025. Desde 2018 é tutora do Laboratório Cena 15 – Cinema.
TUTOR DE PROJETOS
Murilo Hauser escreveu Ainda Estou Aqui, filme de Walter Salles ganhador do prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cinema de Veneza de 2024. É também roteirista de A Vida Invisível, Grand Prix da mostra Un Certain Regard de Cannes em 2019. Em 2021 voltou ao festival francês com O Marinheiro das Montanhas, nova colaboração com o cineasta Karim Aïnouz. Seus curtas Silêncio e Sombras e Meu Medo foram premiados em Nova Iorque e Buenos Aires e eleitos, por duas vezes consecutivas, Melhor Animação Nacional no Curta Cinema, Rio de Janeiro. Convidado pelo Bergman Center, Suécia, dirigiu o primeiro trabalho em VR para o museu, filme exibido na 42º Mostra de Cinema de São Paulo. No teatro criou Avenida Dropsie com a Sutil Companhia, assinou texto e direção da premiada Não Sobre o Amor com Felipe Hirsch e, ao lado de Hector Babenco, dirigiu Hell com Bárbara Paz. Para os palcos dirigiu também Ah, a Humanidade, de Will Eno, e uma adaptação de Os Negociantes, de Joël Pommerat, feita em colaboração com Heitor Lorega. Em Ópera participou de montagens de O Empresário com Marcio Abreu, O Castelo de Barba Azul e Rigoletto, codirigida com Hirsch para a comemoração do centenário do Teatro Municipal de São Paulo. Murilo recebeu seu diploma de Master of Fine Arts em roteiro pela University of Southern California como bolsista da Fulbright, foi consultor e produtor executivo do próximo filme de Gabriel Mascaro, e é tutor do Laboratório Cena 15 – Cinema desde 2020.
TUTORA DE PROJETOS
Roteirista e consultora de roteiros graduada pela EICTV (Cuba). Co-roteirista de Manas, dirigido por Marianna Brennand, (Festival de Veneza, Giornate Degli Autori, 2024). Criadora e roteirista-chefe de Amar É Para Os Fortes (Amazon Studios). Criadora e roteirista-chefe de uma série de TV para Globo Play, que aguarda aprovação para produção. Supervisora de roteiro em Levante, dirigido por Lillah Halla, (Festival de Cannes, 2023). Sob a supervisão de Guillermo Arriaga, escreveu o roteiro de Um Lobo Entre os Cisnes, dirigido por Marcos Schetchman e Helena Varvaki (Cine Ceará, 2024). Consultora de roteiro em diversos laboratórios (Serial Bridges no Rio, Ventana Sur, Produire au Sud, ICAU, Incubadora Paradiso, Sesc Argumenta, Nuevas Miradas etc.) e também para filmes como Doce Família (Carol Durão, Netflix), Menarca (Lillah Halla, Semaine de la Critique, Cannes, 2020), Greta (Armando Praça, Berlinale, 2019), entre outros. Programadora no FRAPA e FRAPA [LAB], o principal festival de roteiro da América Latina. Jurada dos Prêmios Emmy Internacionais em 2022. Professora na EICTV. Atualmente é chefe de sala em um projeto de série em desenvolvimento por uma plataforma de streaming. Desde 2022 trabalha como tutora do Laboratório Cena 15 – Série de Ficção.
CONSULTORA
Diretora, roteirista e professora de Cinema e Audiovisual na Universidade de Fortaleza (Unifor). Faz parte da produtora Bordo Filmes. É uma das roteiristas do longa-metragem Pacarrete (2019), ganhador de mais de 40 prêmios, incluindo o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro na categoria de Melhor Roteiro Original (2021). Em 2024, foi contemplada no edital Ruth de Souza com seu longa-metragem A Estranha Familiar. É roteirista e diretora da série Lana & Carol (2019) e dos curtas Muxarabi (2021) e Rua Dinorá (2022). Participou do Laboratório Cena 15 em 2013 e 2018. É roteirista da série educativa Mundo-Imagem, produzida pelo Instituto Dragão do Mar. Foi indicada ao prêmio Abraço da ABRA. Desenvolve também, como roteirista e diretora, o longa-metragem Correnteza, contemplado na categoria de desenvolvimento de roteiro do Edital de Apoio ao Audiovisual Cearense da Lei Paulo Gustavo. Em 2024, foi coordenadora do Ateliê de Roteiro de Curta-metragem de Ficção do Porto MIS Cinéfabrique, parceria entre a Escola Porto Iracema das Artes, o Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE) e a Escola Superior de Cinema CinéFabrique. Colabora em projetos de ficção para produtoras de São Paulo e do Ceará. É consultoria de roteiros do Laboratório Cena 15 – Cinema desde 2024.
CONSULTORA
É graduada em Cinema e Audiovisual pela UFC e atua como roteirista, diretora e produtora. Recentemente fez parte da equipe de direção do longa-metragem “Motel Destino” de Karim Ainouz, foi co-roteirista e co-diretora da série “Meninas do Benfica” (Canal Brasil), do telefilme “Guerra da Tapioca” (Globoplay), da série “Lana & Carol” (Tv Futura), e está atualmente finalizando o sitcom “Se Avexe Não” (EBC) e pré-produzindo seu curta-metragem “Joqueta”, premiado como melhor argumento do concurso Cabíria-Cardume 2023. Além disso, produziu a série “Identidade #Transvive” (Looke) e os documentários “As Cores do Divino” (Canal Brasil) e “Um Pedaço do Mundo” (MixBrasil, For Rainbow). É consultora de roteiro do Laboratório Cena 15 – Cinema da Porto Iracema das Artes desde 2018.
CONSULTOR
Roteirista e consultor de roteiro. Formado em Comunicação Audiovisual pela Universidade Complutense de Madrid, especializado em roteiro de cinema pelo NIC, Espanha, e pela EICTV, Cuba. Suas obras foram premiadas em festivais como Cannes, São Sebastião, Munique, Biarritz e Havana. Ministrou cursos e masterclasses em La Piscifactoría, na Espanha, na Escola Vila das Artes, na Escola Porto Iracema das Artes e no Instituto CUCA, em Fortaleza, Brasil, na ECA, Bolívia e na EICTV, Cuba. Colaborou como professor e criador de conteúdo para o curso de pós-graduação em Educação Artística da Organização dos Estados Ibero-americanos. Durante 6 anos, foi programador do Festival Ibero-Americano Cine Ceará, em Fortaleza. Como roteirista assina os longas Liborio, do diretor Nino Martínez (República Dominicana), Génesis, da diretora Magaly Ugarte (México), Fiz Um Foguete Imaginando Que Você Vinha, da diretora Janaina Marques (Brasil). Em 2023 dirige junto a Janaina Marques o longa Fortaleza Paraíso, em processo de pós-produção, e o longa de animação Olhos do Caranguejo, em pré-produção. Desde 2014 trabalha como consultor de roteiro do Laboratório Cena 15 – Cinema.
ASSISTENTE DE CONSULTORIA
Graduada em Cinema e Audiovisual pela Universidade de Fortaleza. Roteirista e diretora. É integrante da Rede Paradiso de Talentos, participou da Incubadora Paradiso na edição de 2023 com o projeto Yellowcake. Além disso, esteve no Lab Cena 15 – Cinema, da Escola Porto Iracema das Artes, desenvolvendo o longa-metragem Yellowcake na edição de 2020 e a série infantojuvenil O Radar do Tempo na edição de 2023. Roteirista da série TÁ ON?, dirigida por Déo Cardoso, em finalização. Dirigiu e roteirizou o curta-metragem Entre o Passado. Atuou como assistente de roteiro para séries de ficção, ainda não divulgadas, para as produtoras Porta dos Fundos e Paris Filmes. É assistente de consultoria do Laboratório Cena 15 – Cinema desde 2024.