Porto Iracema retoma atividades do “CINEDRAMA – Grupo de Estudos de Roteiros”

Encontro de retomada alinhará as dinâmicas de estudos a serem desenroladas de junho a dezembro deste ano

O Centro de Narrativas Audiovisuais (CENA 15) retoma as atividades do “CINEDRAMA – Grupo de Estudos de Roteiros”. Colaborativo e aberto ao público, o grupo convida todos os interessados para comparecerem ao encontro de retomada, que definirá ajustes importantes às dinâmicas dos estudos, como o dia e o horário das próximas ações. O encontro de retomada acontecerá na próxima terça-feira, dia 04 de junho, às 19h, no Auditório do Porto.

Tendo realizado sua primeira edição em 2018, o Cinedrama voltará a funcionar de junho a dezembro de 2019 de forma inteiramente gratuita e aberta ao público. As atividades do Cinedrama acontecerão semanalmente, mas dias e horários e demais detalhes serão definidos conforme disponibilidade da maioria dos participantes.

O projeto tem como objetivo criar um espaço de debate e pesquisa sobre as técnicas e recursos de escrita essenciais ao processo criativo de roteiristas de cinema, partindo de análises fílmicas e de imersões teórico-práticas. A ideia do grupo é também formar, reunir e reconhecer na cidade um grupo mais amplo de contadores de histórias para o cinema. Neste ano, o Cinedrama será coordenado pelos roteiristas Luciana Vieira e Pablo Arellano, consultores de roteiro do Laboratório de Cinema.

Sobre os roteiristas

Luciana Vieira é graduada no curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará (UFC) e atua como diretora, roteirista e produtora na cena audiovisual de Fortaleza. É sócia-fundadora da Orla Filmes e desde 2014 é colaboradora criativa e produtora da Tardo Filmes. Luciana tem em seu currículo a co-direção com Wislan Esmeraldo do telefilme de natal Guerra da Tapioca (Tv Verdes Mares / Tardo Filmes), a co-direção da série infanto-juvenil Lana e Carol (Tv Brasil / Deberton Entretenimento e Praia à Noite), a produção executiva da série Identidade (Tv Brasil / Tardo Filmes), a realização do média-metragem Porque era Ela (Pirinópolis Doc / Orla Filmes e Tardo Filmes), a co-direção do longa-metragem em episódios O Animal Sonhado (18º Mostra de Cinema de Tiradentes / Tardo Filmes) e o roteiro de longa-metragem Natan, desenvolvido no Laboratório de Cinema do Porto Iracema das Artes e que posteriormente circulou em laboratórios nacionais como Curitiba Lab, Sesc Novas Histórias e Brasil CineMundi, onde recebeu a menção honrosa do Torino Film Lab (Itália).

Pablo Arellano nasceu na Espanha, em 1982. Graduado em Comunicação Audiovisual pela Universidade Complutense de Madri, ele é especialista em roteiro de cinema pelo Instituto de Cinema de Madri e especializado em Roteiro de Cinema e TV pela Escuela Internacional de Cine y Televisión de Cuba. Já trabalhou em mais de trinta produções cinematográficas entre curtas e longas-metragens, sempre nas áreas de roteiro, direção e edição. Seus trabalhos foram premiados em festivais internacionais como Cannes, San Sebastián, Munich, Biarritz e Havana.

Atualmente, Pablo trabalha como roteirista e consultor de roteiro em diversos projetos audiovisuais entre Brasil, Espanha, Cuba e República Dominicana. É professor de cinema do Centro de Altos Estudios Universitarios da OEI e trabalha como curador no Festival Ibero-Americano Cine Ceará desde 2015. Além disso, ele também ministra oficinas de cinema em escolas e instituições como La Piscifactoría e La Casa de Cultura em Espanha, a escola Porto Iracema das Artes e a Vila das Artes no Brasil, e na EICTV em Cuba.

Serviço

O quê: Encontro de retomada do “CINEDRAMA – Grupo de Estudos de Roteiros”

Quando: Terça-feira, dias 04 de junho, às 19h

Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, nº 160 – Praia de Iracema)

GRATUITO

 

 

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Lucas Casemiro

Publicado em 30/05/2019