Escola de Formação e Criação do Ceará

labteatro_oficina_descarto-me-em-coro_natalia-coehl_capa-site

Porto Iracema realiza oficina e performance “Descarto-me em Coro” a partir do dia 31 de outubro

labteatro oficina descarto me em coro natalia coehl capa site
Foto de Alexandre Lucas.

Formação acontece em cinco encontros comandados pela artista cearense Natália Coehl

O Porto Iracema das Artes iniciou uma campanha de alerta aos danos socioambientais causados pelo vazamento de óleo na costa do Nordeste brasileiro. Além de promover o Ateliê Urgente nas próximas sextas-feiras, a campanha NordesteUrgente – SOSPraiasNordeste realizará uma oficina e performance em resposta ao desastre ecológico do vazamento de óleo em praias brasileiras. Com o título “Descarto-me em Coro”, a formação acontecerá nos dias 31 de outubro, 01, 06, 07 e 08 de novembro, sempre das 14h às 18h, na Sala de Dança Wládia Torres. As inscrições gratuitas serão realizadas no primeiro dia da atividade, por ordem de chegada, a partir das 13h.

“Descarto-me em Coro” é uma ação performativa que proporciona a quem a realiza uma investigação de corporeidades, tanto as descartadas quanto as programadas pelo poder hegemônico. Comandada pela artista Natália Coehl, a vivência se propõe como mediadora para a reflexão sobre o que é realmente necessário à existência humana.

A pesquisa de Natália teve início em São Paulo, na Residência Exercícios Compartilhados V, do Núcleo Artérias, com parte de experimentos solo realizados em São Paulo. Em Fortaleza, a ação abriu a Exposição Descartável pelo Festival Afônicos, que aconteceu na Caixa Cultural em 2017. O trabalho também foi realizado no XI Festival de Teatro de São Luis, em 2016, e no Festival de Artes do Sesc do Cariri-CE, em 2017. O vídeo “Descarto-me em Coro”, desdobramento da performance, foi exibido na III Bienal do Sertão.

Sobre Natália Coehl

Graduada em Licenciatura em Teatro pelo IFCE. Especialização em Mímica e Teatro Físico com a Cia Luis Louis; Dança Contemporânea com Marcelo Evelin, Michelle Moura, Adriana Grechi e Cena 11; e Performance com Tânia Alice, Coletivo Dodecafônico e Desvio Coletivo.

Desde 2015 pesquisa os sistemas colonizadores e as suas interferências sobre o corpo. Para pensar em possibilidades de desconstruir esses mapas físicos criou experiências performativas, as quais colocam seu corpo em situação estética, como forma de promover transformações existenciais. Neste caminho, realizou as intervenções urbanas: PET, Pachamama, Descarto-me, Descarto-me em coro, Exposição Descartável, Resistência, Aparência e Impermanência.

Em 2018, criou juntamente a Diogo Braga e Thales Luz o trabalho de dança Cavalgada Selvagem. Esta pesquisa teve apoio do Laboratório de Dança da Escola Porto Iracema, tendo como orientação dramatúrgica do bailarino Marcelo Evelin e preparação corporal de Michelle Moura.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há seis anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Oficina e Performance “Descarto-me em Coro”, com Natália Coehl
Quando: 31 de outubro, 01, 06, 07 e 08 de novembro, das 14h às 18h
Onde: Sala de Dança Wládia Torres do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, nº 160 – Praia de Iracema, Fortaleza)
GRATUITA*
*Inscrições por ordem de chegada a partir das 13h

 

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Lucas Casemiro

Publicado em 29/10/2019.