Escola de Formação e Criação do Ceará

atelieurgente_institutoverdeluz

Porto Iracema das Artes lança campanha NordesteUrgente – SOSPraiasNordeste, com a abertura do Ateliê Urgente

atelieurgente institutoverdeluz

Projeto é um ato de resistência à catástrofe ambiental que atinge as praias da região

Há quase dois meses, a costa brasileira agoniza com um vazamento de óleo de alcance sem precedentes. Diante dos prejuízos socioambientais, e ciente do papel transformador da arte, a Escola Porto Iracema das Artes realiza nas próximas três sextas-feiras o Ateliê Urgente. A iniciativa disponibilizará o ateliê da Escola à ocupação e a proposições artísticas de qualquer pessoa interessada em discutir questões ligadas ao meio ambiente, sempre das 9h às 17h.

A diretora do Porto Iracema das Artes, Bete Jaguaribe, observa “a urgência de uma ação coletiva como forma de alertar a população do perigo que a região corre com a irresponsabilidade da origem do vazamento do óleo nas nossas praias”. Para ela, uma escola de artes tem o “dever de abrir espaço para esse debate urgente”.

“Há dois meses a região foi tomada por petróleo, uma catástrofe enorme, que ainda não foi tratada como merece”, observa, lembrando que “somente um grande movimento de alerta pode nos levar à superação desse crime ambiental”.

Iniciando já nesta sexta-feira, dia 25 de outubro, o Ateliê Urgente surge como um espaço aberto a artistas interessados em refletir, discutir e criar estratégias de enfrentamento coletivo a partir de diferentes linguagens. Para participar da atividade, que ocorre de forma colaborativa, basta comparecer ao local. As vagas estão sujeitas à lotação do espaço, que será preenchido por ordem de chegada.

Também como parte dessa iniciativa, no dia 13 de novembro o Porto Iracema realiza a aula aberta “A liberdade das águas e das artes”, com Vitória Helen (aluna do PREAMAR de Artes Visuais e ganhadora da Mostra Poéticas das Águas); Cecília Andrade (artista e pesquisadora); e Jeovah Meireles (ambientalista e professor do Departamento de Geografia da UFC), no auditório, às 19h.

Sobre a Escola
O Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há seis anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço
O quê: Ateliê Urgente
Quando: Sextas-feiras, 25 de outubro, 1 e 8 de novembro, das 9h às 17h
Onde: Ateliê da Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Gratuito

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Lucas Casemiro e Adriana Martins
Publicado em: 24/10/2019