Escola de Formação e Criação do Ceará

Foto de Alan Sousa

Últimos dias para inscrição nos Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes

portoiracemadasartes.org.br porto iracema das artes abre inscricoes para 9a edicao dos laboratorios de criacao com vagas afirmativas e maior participacao de artistas do interior labs21

Inscrições encerram na próxima segunda-feira, 20 de setembro. Artistas e projetos podem ser inscritos em Dança, Música, Teatro, Cinema e Artes Visuais. O programa tem duração de sete meses e oferece bolsa de R$ 1.000,00

Encerram às 23h59min da próxima segunda-feira, 20, as inscrições para a 9ª edição dos Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes, escola de formação e criação do Governo do Estado, instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). As pessoas interessadas podem se inscrever em Dança, Música, Teatro, Cinema ou Artes Visuais.

Esta nova edição trouxe novidades, como a determinação de 50% de projetos e artistas selecionados serem do interior do Ceará e a destinação de metade das vagas, em todas as áreas, para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, travestis, transexuais, transgêneros, não binárias e pessoas com deficiência.

Ainda em virtude da pandemia de covid-19, esta edição dos Laboratórios de Criação do Porto Iracema terá formato híbrido, com atividades remotas e presenciais, conforme as orientações das autoridades de saúde do Estado. As atividades começam em dezembro de 2021 e se estendem até junho de 2022.

O programa formativo tem duração de sete meses. Nesse período, há uma bolsa no valor de R$ 1.000,00 para até três integrantes dos projetos, orientação coletiva e individual com tutores escolhidos de acordo com as poéticas de cada pesquisa, formação por meio de oficinas específicas e aulas abertas, além de todo o apoio estrutural da Escola.

>>> Confira os regulamentos aqui: 

ARTES VISUAIS
CINEMA
DANÇA
MÚSICA 
TEATRO 

Como realizar a inscrição

Um lembrete importante é que as etapas de seleção estão sendo realizadas via Mapa Cultural. Aquelas pessoas que não possuem ainda um cadastro, devem fazê-lo. As que já têm cadastro no mapa estadual ou nos mapas dos municípios que possuem a plataforma, não precisam fazer um novo, mas apenas atualizar informações que julgarem necessárias até a data do envio da inscrição. A inscrição nos Laboratórios de Criação pode ser realizada diretamente no link disponível AQUI.

A seleção terá três etapas. A primeira, de 21 a 23 de setembro, consiste na Análise dos Documentos apresentados no ato da inscrição de projetos e artistas em Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro.

A segunda fase é a de Avaliação Técnica, em que uma comissão formada por reconhecidos especialistas de cada área específica, indicados e divulgados pela Escola, avaliam os projetos aprovados na etapa anterior a partir de critérios como consistência da proposta, articulação das ideias, viabilidade de realização do projeto e trajetória artística. Essa etapa acontece de 29 de setembro a 12 de novembro de 2021.

A Avaliação Final, que acontece de 22 a 27 de novembro, encerra o processo seletivo com a realização de entrevistas virtuais da comissão avaliadora com proponentes aprovados na segunda fase. No caso do Laboratório de Música, há ainda uma audição pública, e no Laboratório CENA 15 – Cinema, além da entrevista, serão aplicados dois testes escritos, o Teste de Habilidades Básicas em Dramaturgia e a Análise de Repertório Geral. O resultado final da seleção será conhecido no dia 3 de dezembro deste ano.

Cinco opções de formação em Artes

Ao todo, são cinco possibilidades de formação. Para os Laboratórios de Dança, Música e Teatro serão selecionados quatro projetos em cada linguagem. Em Cinema, serão aprovadas seis propostas de roteiros de longa-metragem de ficção, quatro do Ceará, uma do Nordeste e outra da modalidade Nacional, proveniente de estados das demais regiões.

O Laboratório de Artes Visuais segue o modelo bianual iniciado em 2019 e vai escolher até 30 artistas para a Temporada Formativa, que contará com sete módulos mensais ministrados no período noturno por profissionais convidados. Aqueles que residirem no interior do Estado terão garantidos, pela Escola, o custeio de deslocamento, hospedagem e auxílio-alimentação para a participação nas atividades presenciais em Fortaleza. Ao final dos sete meses de curso, que somará 210 horas-aula entre aulas e atividades complementares, quatro projetos serão escolhidos para a Temporada Investigativa, somando-se a outros quatro que serão selecionados da edição do ano seguinte.

SOBRE A ESCOLA

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Últimos dias para inscrição nos Laboratórios de Criação da Escola Porto Iracema das Artes
Quando: Até às 23h59min do dia 20 de setembro de 2021
Onde: Mapa Cultural do Ceará. A inscrição nos Laboratórios de Criação pode ser realizada diretamente no link https://mapacultural.secult.ce.gov.br/oportunidade/3337.
Gratuito

Em caso de dúvidas, entre em contato com a coordenação do respectivo Laboratório de Criação por e-mail: 

– Laboratório de Artes Visuais: labartesvisuais.portoiracema@idm.org.br
– Laboratório CENA 15 – Cinema: cena15.portoiracema@idm.org.br
– Laboratório de Dança: labdanca.portoiracema@idm.org.br
– Laboratório de Música: labmusica.portoiracema@idm.org.br
– Laboratório de Teatro: labteatro.portoiracema@idm.org.br

Confira, também, as lives tira-dúvidas disponíveis no nosso Youtube.

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Gabriela Feitosa (Estagiária) | Edição e supervisão: Raphaelle Batista | Publicado em 17/09/2021.