Escola de Formação e Criação do Ceará

ano-letivo-20_capa-site_geral

Últimos dias para artistas inscreverem projetos nos Laboratórios de Criação do Porto Iracema das Artes

ano letivo 20 capa site geral

Inscrições foram prorrogadas até 23h59min do próximo domingo, dia 5 de abril, exclusivamente pelo site

Está chegando ao fim o prazo para submissão de propostas artísticas para serem desenvolvidas nos Laboratórios de Criação 2020 do Porto Iracema das Artes, escola de artes do Governo do Estado, ligada à Secretaria da Cultura e gerida pelo Instituto Dragão do Mar. A data final é no próximo domingo, dia 5 de abril. As inscrições podem ser feitas até 23h59min, exclusivamente, pelo site da Escola.

A data inicial para o encerramento desta primeira etapa do processo seletivo era 19 de março, mas com a necessidade da paralisação de atividades e do isolamento social para conter a disseminação do coronavírus, a Escola estendeu o prazo por mais de 15 dias, a fim de dar mais tranquilidade aos artistas.

Este ano, serão selecionados 29 projetos, divididos em Artes Visuais (8), Cinema (6), Dança (5), Música (5) e Teatro (5) – sete a mais que nas edições anteriores. Outra novidade é o aumento no valor da ajuda de custo para artistas do Ceará, que passará a ser de R$ 1.000,00 por mês. Projetos vindos do interior do Estado, incluindo Região Metropolitana de Fortaleza, receberão bônus de 5 pontos na segunda etapa. No caso dos Labs de Teatro e de Dança, há ainda a concessão de bônus específicos para artistas que comprovarem trabalho conjunto e continuado de pelo menos quatro anos.

Para participar do processo seletivo, é preciso ter idade mínima de 18 anos, não ter sido proponente ou colaborador (a) em nenhuma das cinco linguagens, nas últimas duas edições, e comprovar que reside no Ceará há pelo menos dois anos. Os Laboratórios de Criação do Porto Iracema são espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais. A formação é realizada em regime de imersão ao longo do ano e culmina numa apresentação final para o público. Artistas recebem orientação de tutores escolhidos de acordo com a necessidade de cada projeto.

Processo seletivo
A escolha dos projetos será feita em três etapas e o resultado final será divulgado no dia 28 de maio. Após o período de submissão eletrônica dos projetos, uma comissão de três artistas e pesquisadores de cada linguagem avalia as propostas e pré-seleciona para a etapa seguinte, de entrevistas presenciais, em que os artistas podem defender seus projetos. No caso do Laboratório de Música, além da entrevista, é realizada, em Fortaleza, uma audição aberta ao público.

Confira o NOVO CRONOGRAMA.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a coordenação do laboratório pretendido por e-mail:

Laboratório de Artes Visuais – laboratorioartesvisuais@gmail.com
Laboratório de Cinema – cena15.audiovisual@gmail.com
Laboratório de Dança – portodadanca@gmail.com
Laboratório de Música – coordenadoralabmusica@gmail.com
Laboratório de Teatro – coordenacaolabteatro@gmail.com

Confira os detalhes de cada Laboratório nos regulamentos:

LABORATÓRIO DE ARTES VISUAIS
LABORATÓRIO DE CINEMA
LABORATÓRIO DE DANÇA

LABORATÓRIO DE MÚSICA
LABORATÓRIO DE TEATRO

Sobre a Escola
O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há seis anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O que: Últimos dias para artistas inscreverem projetos nos Laboratórios de Criação do Porto Iracema das Artes
Quando: Até 23h59min do dia 5 de abril de 2020
Inscreva-se AQUI
GRATUITO

Assessoria de Comunicação | Porto Iracema das Artes

Publicado em 31/03/2020