Escola de Formação e Criação do Ceará

Orquestra Transvesal_Foto Té Pinheiro

Última semana para inscrição de projetos artísticos nos Laboratórios do Porto Iracema das Artes

orquestra transvesal foto te pinheiro
Orquestra Transversal – Lab Música 2019. Foto: Té Pinheiro.

Serão selecionadas 29 propostas divididas em Artes Visuais (8), Cinema (6), Dança (5), Música (5) e Teatro (5). Este ano, artistas cearenses receberão bolsa de R$ 1.000,00

Artistas interessados em desenvolver projetos culturais em artes visuais, cinema, dança, música e teatro têm até as 23h59min da próxima quinta-feira, 19 de março, para se inscrever nos Laboratórios de Criação do Porto Iracema das Artes. A submissão das propostas é realizada, exclusivamente, AQUI.  Para responder todas as questões de candidatos e candidatas, os coordenadores de cada linguagem estarão no Corujão, um plantão tira-dúvidas presencial, nos dias 16, 17 e 18, das 9h às 21h, na sede da Escola.

Os Laboratórios de Criação do Porto Iracema são espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais. A formação é realizada em regime de imersão ao longo do ano e culmina numa apresentação final para o público. Artistas recebem orientação de tutores escolhidos de acordo com a necessidade de cada projeto. Para participar do processo seletivo, é preciso ter idade mínima de 18 anos, não ter sido proponente ou colaborador(a) em nenhuma das cinco linguagens, nas últimas duas edições, e comprovar que reside no Ceará há pelo menos dois anos.

Este ano, serão selecionados 29 projetos, divididos em Artes Visuais (8), Cinema (6), Dança (5), Música (5) e Teatro (5) – sete a mais que nas edições anteriores. Outra novidade é o aumento no valor da ajuda de custo para artistas cearenses, que passará a ser de R$ 1.000,00 por mês. Algumas mudanças implementadas na última edição seguem valendo, como a bonificação extra para projetos vindos do interior do Estado, incluindo Região Metropolitana de Fortaleza, e, no caso dos Labs de Teatro e de Dança, há ainda a concessão de bônus específicos para artistas que comprovarem trabalho conjunto e continuado de pelo menos quatro anos.

projeto alquimia teatral trupe motim de teatro foto te pinheiro
Projeto Alquimia Teatral, da Trupe Motim de Teatro – Lab Teatro 2019. Foto: Té Pinheiro.

Processo seletivo

A escolha dos projetos será feita em três etapas (o cronograma está disponível ao final de cada regulamento) e o resultado final será divulgado no dia 28 de maio. Após o período de submissão eletrônica dos projetos, uma comissão de três artistas e pesquisadores de cada linguagem avalia as propostas e pré-seleciona para a etapa seguinte, de entrevistas presenciais, em que os artistas podem defender seus projetos. No caso do Laboratório de Música, além da entrevista, é realizada, em Fortaleza, uma audição aberta ao público.

Confira os detalhes de cada Laboratório nos regulamentos:

LABORATÓRIO DE ARTES VISUAIS

LABORATÓRIO DE CINEMA

LABORATÓRIO DE DANÇA

LABORATÓRIO DE MÚSICA

LABORATÓRIO DE TEATRO

espetaculo baculejo danca foto te pinheiro
Espetáculo “Baculejo” – Projeto RIDDIMS – Lab Dança 2019. Foto: Té Pinheiro.

As coordenações de cada laboratório também podem ser acionadas para tirar dúvidas nos seguintes e-mails:

Laboratório de Artes Visuais – laboratorioartesvisuais@gmail.com

Laboratório de Cinema – cena15.audiovisual@gmail.com

Laboratório de Dança – portodadanca@gmail.com

Laboratório de Música – coordenadoralabmusica@gmail.com

Laboratório de Teatro – coordenacaolabteatro@gmail.com

Sobre a Escola
O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há seis anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO
O que: Última semana para inscrição de projetos artísticos nos Laboratórios do Porto Iracema das Artes
Quando: Até 23h59min do dia 19 de março de 2020
Inscreva-se AQUI 
GRATUITO

 

Assessoria de Comunicação | Porto Iracema das Artes

Publicado em 12/03/2020.