Search
Close this search box.

Escola de Formação e Criação do Ceará

Search
Close this search box.
WhatsApp-Image-2020-06-08-at-19.35.45

Tutora do Laboratório de Artes Visuais, Juliana dos Santos apresenta fala aberta “O Tempo da Cor”

WhatsApp Image 2020 06 08 at 19.35.45 1

Fala aberta da artista acontece no dia 5 de dezembro, às 19h, no Pátio da Escola Porto Iracema das Artes

Tutora do projeto “Arrumação” no Laboratório de Artes Visuais da  Escola Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação do Ceará que integra a Rede Pública de Equipamentos da Secretaria de Cultura do Ceará (Rece), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar –, a artista Juliana dos Santos apresenta a fala aberta “O Tempo da Cor”, no dia 5 de dezembro, às 19h, no Pátio da Escola. 

O evento se relaciona com a pesquisa da artista em torno da cor azul por meio de um processo de investigação sobre as possibilidades de abstração tendo como disparador de experiências sensíveis o tom de azul da flor Clitoria Ternatea. A partir dessa proposta, Juliana dos Santos criou a série de pinturas experimentais intitulada “Experiência Azul”, feitas de material orgânico, sem fixação e sujeitas a alterações de cor e texturas. 

Outros trabalhos de Juliana dos Santos envolvendo a cor são: a pesquisa “Entre o Azul e o que não me deixo/deixam esquecer” (2016), a performance “Comer e Beber o Azul” (2018) e a exposição individual “Quando a cor chega no Azul” (2021).

SOBRE JULIANA SANTOS

Artista visual, mestre em arte/educação e doutoranda bolsista Capes em Artes pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista UNESP. Sua pesquisa se dá na intersecção entre arte, história e educação, com interesse pela maneira como artistas negrxs se engajaram em práticas para lidar com os limites da representação. Participou do Programa Público de Residência Artística no Sertão Negro à convite da 35a Bienal de Arte de São Paulo. Como artista residente, ministrou aulas no departamento de Pintura Contextual na Academia de Belas Artes de Viena, Áustria (2018). Indicada ao Prêmio Pipa (2023/2024). Participou da 12 edição da Bienal do Mercosul e da 3a edição de Frestas – Trienal de Artes do Sesc Sorocaba.  Artista contemplada pelo 31o Programa de Exposição do Centro Cultural São Paulo (2021) e pela Temporada de Projetos do Paço das Artes – São Paulo/SP  (2019). Premiada na categoria bronze no 16o Salão de Artes Visuais de Ubatuba  (2020).  Selecionada na edição da 12o Abre-Alas pela A Gentil Carioca Galeria (RJ/BR). Possui obras integrando o acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, do Museu da Língua Portuguesa e do Centro Cultural São Paulo (SP/BR).  

SOBRE OS LABORATÓRIOS DE CRIAÇÃO

São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Audiovisual, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Os laboratórios funcionam em regime de imersão, através de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno de propostas previamente selecionadas. Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas. Ao longo de onze edições, de 2013 a 2024, 699 artistas passaram pelos Labs e 285 projetos foram selecionados.

SOBRE A ESCOLA

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há onze anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Fala aberta “O Tempo da Cor” por Jualiana dos Santos 

Quando: quinta-feira, 5 de dezembro

Horário: 19h

Onde: Pátio da Escola Porto Iracema das Artes 

Gratuito e aberto ao público

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Arthur Albano (estagiário) | Supervisão e Edição: Gabriela Dourado (jornalista) | Publicado em 25 de novembro de 2024