Tuca Siqueira debate o filme Amores de Chumbo em sessão especial do Cena Cineclube

Exibição seguida de debate acontecerá na próxima terça-feira, 06

A roteirista e diretora pernambucana Tuca Siqueira, que integrou a 5ª turma do Laboratório de Cinema do Porto Iracema das Artes, estará no Auditório da Escola para debater o filme “Amores de Chumbo”, em que atua como diretora. A sessão especial do Cena Cineclube acontecerá na próxima terça-feira, dia 06 de agosto, às 19h. A atividade é inteiramente gratuita e aberta a todas e todos os interessados.

Amores de Chumbo (Drama, 98min, Brasil, 2017) trata de três ex-militantes políticos envolvidos numa história de amor que remonta ao passado ditatorial da história do Brasil, misturando política e paixão.

“Maê, Miguel e Lúcia (personagens da trama) trazem fragmentos da história do Brasil em suas vidas. Personagens que habitam um lugar onde amar é um verbo político”, diz a diretora, que já dirigiu diversos curtas-metragens, alguns premiados. Este é o seu segundo longa.

Sinopse
“Esse passado é um eterno presente”. Amores de Chumbo trata de um triângulo amoroso, questionando o limite de cada um diante de segredos e paixões interrompidas. Quarenta anos separam Maria Eugênia, escritora pernambucana radicada na França, do casal Miguel e Lúcia que acabam de comemorar união de quatro décadas. O retorno de Maria Eugênia suscita dúvidas e desconfianças há muito tempo guardadas. Miguel, professor de Sociologia e ex-preso político, deseja encarar a verdade e Lúcia, parceira de vida que se dedicou a tirá-lo da prisão, quer fugir dela. É pelo ponto de vista desses três personagens centrais que revivemos a história política e social da época do chumbo; uma história que mudou o rumo de muitas vidas.

Sobre Tuca Siqueira
Tuca Siqueira é roteirista e diretora, vive e trabalha no Recife (Brasil). Formou-se em Comunicação (UFPE) e tem especialização em Estudos Cinematográficos (UNICAP). Publicou dois livros e participou de exposições fotográficas individuais e coletivas. Começou sua carreira em 2003, dirigiu séries documentais e acumulou prêmios na realização de 8 curtas e um documentário. Com “Amores de Chumbo”, seu primeiro longa de ficção, participou do laboratório de projetos latino-americanos BR-Lab (2014) e do Cinema en Developement – Cine Latino/ Toulouse – França (2015).

Sobre o Cena Cineclube
O Cena Cineclube é um espaço de exibição pública e gratuita de filmes que acontece quinzenalmente, às terças-feiras, no prédio histórico do Centro de Narrativas Audiovisuais, o CENA 15. Ele tem como proposta estimular a formação de público e de repertório através do encontro da cena de fazedores e pensadores do cinema, convidados a programar as sessões, com o público da cidade interessado em debater os diversos cinemas do mundo.

Serviço
O quê: Tuca Siqueira debate o filme Amores de Chumbo em sessão especial do Cena Cineclube
Quando: Terça-feira, dia 06 de agosto, às 19h
Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, nº 160 – Praia de Iracema)
GRATUITO

Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Lucas Casemiro
Publicado em 01/08/2019