Escola de Formação e Criação do Ceará

labteatro_oficina_bonecos-germinados_trupo-montim-de-teatro_capa-site

Trupe Motim de Teatro realiza oficina de manipulação de bonecos geminados no Porto Iracema

labteatro oficina bonecos germinados trupo montim de teatro capa site

Serão disponibilizadas 10 vagas para a formação, que acontecerá nos dias 17 e 18 de dezembro

Em passagem por Fortaleza para apresentação do espetáculo “Alquimia Teatral” na 7ªedição da Mostra de Artes do Porto Iracema (MOPI), a Trupe Motim de Teatro, de Quixeré, ministrará a oficina gratuita “Manipulação de Bonecos Geminados” nos dias 17 e 18 de dezembro, na Sala de Dança Wládia Torres do Porto Iracema das Artes. A formação reserva 10 vagas abertas ao público, a serem preenchidas por ordem de chegada a partir das 13h. As aulas acontecerão das 14h às 17h30.

O objetivo da oficina é experimentar as diversas possibilidades da manipulação de bonecos geminados, que consiste na fusão entre o corpo do ator e do boneco que, juntos, formam um único personagem. Num primeiro momento, será trabalhada a “anatomia” dos bonecos, quando serão apresentadas a forma como foram construídos, seus gatilhos e articulação e a estética de cada personagem. Os participantes serão convidados a sentir os materiais que os compõem.

Na segunda parte da formação, será trabalhado o corpo do ator manipulador. A partir de exercícios práticos, será estimulada a criação de ações com os bonecos, objetos e elementos cênicos para compor uma narrativa.

A Trupe Motim de Teatro realiza pesquisa na atual edição do Laboratório de Teatro do Porto Iracema, em que trabalha com manipulação de bonecos em cena no projeto “Alquimia Teatral: Processos laborais para o teatro de animação”, com tutoria de Luciano Wieser.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há seis anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Oficina “Manipulação de Bonecos Geminados”, com Trupe Motim de Teatro
Quando: 17 e 18 de dezembro (terça e quarta-feira), das 14h às 17h30
Onde: Sala de Dança Wládia Torres do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, nº 160 – Praia de Iracema)
10 vagas, inscrições por ordem de chegada a partir de 13h

GRATUITO

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Lucas Casemiro
Publicado em 13/12/2019