Escola de Formação e Criação do Ceará

capa_site

Sy Gomes realiza performance instalativa “Brotam no Rosto” no Porto Iracema das Artes

capa site
Foto: Renata Fortes

Viabilizado pelo edital Arte Livre da Lei Aldir Blanc (Secult-Ce), a performance instalativa será aberta ao público no dia 19 de fevereiro, de 10h às 17h. A visitação deve ser agendada previamente.

A artista Sy Gomes, integrante da atual edição do Laboratório de Artes Visuais do Porto Iracema das Artes, realiza na próxima sexta-feira, dia 19 de fevereiro, a performance instalativa “Brotam no Rosto”. A ação, que ocorre presencialmente na sala de dança da Escola, será apresentada ao público de 10h às 17h e a visitação será feita em grupos de três pessoas, com duração de 15 minutos, seguindo todos os protocolos de combate ao novo Coronavírus, como uso de máscara e distanciamento social. O agendamento prévio será feito por meio do preenchimento de um formulário disponível AQUI.

Produção imersiva viabilizada pelo edital Arte Livre da Lei Aldir Blanc (Secult-Ce), o projeto contará também com a participação de Ana Ester Pimentel, Rodrigo Alencar, Sol Carolina e Renata Fortes.

Sobre a performance

Dentre as possibilidades de inventar mundos, talvez a transmutação seja a mais potente. Transmutar para sobreviver e compreender como somos ameaçados. Deixar o corpo humano para trás. Nunca fomos humanos. Somos seres que transitam, se desintegram e integram novos corpos. Lembrar de sons. Lembrar de corpos de outras encarnações. Negociar com o metal, com a terra, com a umidade e com a vida vegetal. Instaurar um ecossistema. Aprender a cultivar mundos. Apresentar um ser híbrido. Brotar do rosto.

Sobre a artista

Sy Gomes Barbosa é travesti, negra, cearense e aficionada por criar mundos. Artista visual, cantora, compositora, performer e produtora cultural. Formada em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e integrante do Laboratório de Artes Visuais do Porto Iracema das Artes. É parte do 71º Salão de Abril com a obra “Centro de Gravidade”. Atualmente pesquisa e produz em sua afirmação “travestis são como plantas”.

Serviço

O quê: Performance instalativa “Brotam no Rosto”, com Sy Gomes
Quando: 19 de fevereiro, de 10h às 17h
Onde: Sala de Dança do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)

  • Formulário para agendamento de visita disponível AQUI.

Equipe de Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Texto: Gabriela Feitosa (estagiária) | Supervisão e edição: Raphaelle Batista | Publicado em 15/02/2021