Site da Plataforma Lança Cabocla, desenvolvida a partir do Lab Dança 2020, permite experiência imersiva

Projeto alcançou mais de 100 artistas negros de múltiplas linguagens e promoveu intercâmbio entre Ceará e Maranhão

Até 19 de dezembro, próximo domingo, será possível conferir ações já realizadas e conteúdos inéditos no site da Plataforma Lança Cabocla, desenvolvida a partir da última edição do Laboratório de Dança da Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).

A plataforma é uma pesquisa-processo em dança realizada por Tieta Macau, Abeju/Juliana Rizzo e Elton Panamby, com tutoria de Inaê Moreira. Desde maio de 2020, quando o projeto passou a integrar o Lab Dança, a pesquisa se ramificou em diversas ações, como residência artística, curso, espetáculo, filme e outras atividades artísticas.

A plataforma Lança Cabocla busca investigar uma dança-aparição com as plantas de proteção, aliada às danças de caboclo (do encantado ao brincante popular), o dançar uma defesa preparada para um ataque. A pesquisa vem acontecendo de forma híbrida, entre o presencial e o virtual.

A página virtual, que está sendo lançada em etapas desde a última segunda-feira (13), vai permitir uma navegação imersiva em que os visitantes poderão acessar textos, imagens, podcasts e vídeos complementares aos trabalhos lançados até o momento.

>>> Confira o cronograma de lançamento e acompanhe os detalhes no perfil @lanca_cabocla no Instagram:

13 de dezembro: Lançamento do site da Plataforma Lança Cabocla
14 a 17 de dezembro: Lançamento, no site e no instagram do projeto dos vídeos de ações e projetos da Plataforma
19 de dezembro: Lançamento da segunda parte do site com experiências imersivas e material extra das produções da Plataforma (textos, imagens, vídeos e podcasts).

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Site da Plataforma Lança Cabocla, desenvolvida a partir do Lab Dança 2020, permite experiência imersiva
Quando: De 13 a 19 de dezembro
Mais informações: https://www.instagram.com/lanca_cabocla/

 

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Gabriela Moraes (estagiária), com supervisão e edição de Raphaelle Batista (jornalista) | Publicado em 15/12/2021.