SILA-CRVS A.O.A lança nova música em live na Escola Porto Iracema das Artes

Capa do single “Espectograma”, de SILA CRVS A.O.A, grupo que integrou o Laboratório de Música da Escola Porto Iracema das Artes em 2017.

Grupo participou do Laboratório de Música em 2017 e exibe seu novo trabalho nesta terça (22) em ação do programa de música eletrônica “Plânctons”

Na próxima terça-feira (22), o projeto de música experimental SILA-CRVS A.O.A lança mais um single. “Espectrograma” mistura o som de theremin e do sintetizador com batidas. O trio foi um dos participantes, em 2017, do Laboratório de Música da Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). A estreia também marca a retomada do programa “Plânctons”, desenvolvido na Escola e dedicado à música eletrônica. A live acontece no canal da Porto Iracema no Youtube, a partir das 19h.

Atuante na cena underground de Fortaleza, o grupo composto por Issac Omar, Alvaro Ximenes e Gabriel Farias soma elementos audiovisuais, de texto e de leitura para sua produção artística. Ximenes comenta sobre a passagem pelo Lab Música da Escola. “Foi uma experiência enriquecedora para nós, trouxe a confiança de que o que fazemos é algo original e único”, destaca.

Fruto do processo de criação realizado no Laboratório da Porto Iracema, segundo o artista, o público pode esperar do novo single “um som psicodélico e experimental acompanhado de batidas”. “Temos muitas faixas guardadas, mas essa é uma de nossas favoritas e que merece ser lançada”, diz Álvaro.

Plânctons

Lançado em 2019, o Plânctons – Núcleo de Formação em Música Eletrônica fio criado para impulsionar as ações formativas na área. Entre as atividades realizadas pelo núcleo, estão oficinas e apresentações musicais. De acordo com Mona Gadelha, coordenadora do Laboratório de Música, “esse programa surgiu da percepção da presença da música eletrônica e experimental na Escola. Todos os anos o Lab Música recebia e recebe projetos que investigam esse campo, de modo mais específico, até porque os recursos de tecnologia já se integraram totalmente ao modo de fazer música no século XXI”, diz a coordenadora.

O público poderá acompanhar a estreia da música no canal da Escola no Youtube de forma online e gratuita, a partir das 19h. Além disso, estará disponível nas plataformas de áudio após o lançamento oficial.

SILA CRVS A.O.A

SILA CRVS A.O.A em apresentação durante o processo do Lab Música 2017. Foto: Joyce S. Vidal

Com intuito de fundir o que há de mais arcaico na poesia cearense com música vanguardista, nasce Sila-Crvs A.O.A, projeto de música experimental que alia performance, vídeo, leitura de textos e manipulações com teremim. Issac Omar, Gabriel Farias e Alvaro Ximenes, tutorados por Chico Dub, apresentam o lirismo do povo cearense com uma sonoridade que vai do barulhento ao etéreo.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: SILA-CRVS A.O.A lança nova música em live na Escola Porto Iracema das Artes

Quando: Terça-feira, 22/0, às 19h

Onde: Canal do Youtube da Escola Porto Iracema das Artes

Online | Gratuito

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Giselly Barata (estagiária), com supervisão e edição de Raphaelle Batista (jornalista) | Publicado em 16/02/2022.