Seleção de atores para curso Laboratórios de Direção 2018.2

A partir do dia 13 de agosto, próxima segunda-feira, o Porto Iracema das Artes, em parceria com o Curso de Licenciatura em Teatro do Instituto de Arte e Cultura da Universidade Federal do Ceará (ICA – UFC), abrirá inscrições para a seleção de 20 atores para o semestre 2018.2 do curso Laboratórios de Direção, com a professora Carolina Vieira.

As inscrições seguem até 31 de agosto, na aba INSCRIÇÕES do site do Porto, e o período do Laboratório será de 11 de setembro a 29 de novembro, com carga horária total de 48 horas/aula. O público-alvo é de estudantes de teatro a partir de 16 anos, com ensino fundamental completo e experiência em interpretação para teatro.

A seleção se dará em três etapas, sendo a primeira a análise das fichas de inscrição (31/08), a segunda, uma entrevista (03/09), e a terceira e última, uma oficina (04/09) que visa apresentar a metodologia de trabalho aos interessados para que, a partir desta vivência, eles possam decidir melhor sobre a participação no curso. As aulas acontecerão às terças e quintas, de 18h30 às 21h30, no Porto Iracema das Artes.

SOBRE O CURSO

O componente curricular do Laboratórios de Direção, ministrado pela profa. Carolina Vieira, foca habilidades e competências artísticas e técnicas envolvidas na realização do espetáculo teatral enquanto linguagem específica. Os principais elementos trabalhados são: ator, espaço, público, tempo e texto. Utiliza-se da metodologia do ensino por situação-problema, ou seja, da resolução de exercícios práticos de direção teatral com base em texto dramático, intercalados com aulas expositivas e dialogadas.

SOBRE A PROFESSORA

Carolina Vieira é diretora teatral e professora-adjunta do Curso de Teatro-Licenciatura do ICA, doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UFC, mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (PPGAC/UFBA), especialista em Gestão Cultural (EAD/SENAC-SP) e bacharel em Direção Teatral (UFBA). Carolina também é coordenadora de área PIBID-Teatro (UFC) em duas gestões e coordenadora do Projeto de pesquisa “Ensino e aprendizagem em direção teatral”, e do Projeto de extensão “Ateliê do Iprede – experiência e educação estética no terceiro setor”.

SERVIÇO

O que: “Seleção de atores para curso Laboratórios de Direção 2018.2”

Período de Inscrições: 13 a 31 de agosto

Onde: Na aba INSCRIÇÕES (https://portoiracemadasartes.org.br/inscricoes/)

Período do curso: 11 de setembro a 29 de novembro

GRATUITO

Publicado em 09/08/2018