Escola de Formação e Criação do Ceará

ano7_teatro_conversas-mistica-da-resistencia_capa-site

Segunda edição do Conversas com artistas da cena em formação discute “Mística da resistência”

ano7 teatro conversas mistica da resistencia capa site

A convidada da vez é Bruna Pessoa. Com lançamentos semanais no YouTube da Escola, os encontros discutem a formação artística a partir dos contextos de cada convidado (a)

Dando continuidade à série de conversas com atrizes e atores sobre seus processos formativos, vivências e trajetórias, o Porto Iracema divulga o segundo bate-papo, que tem como convidada a atriz Bruna Pessoa, e a temática “Mística da resistência”. Parceria do Lab Teatro com o Curso de Licenciatura em Teatro da UFC, a edição, assim como as demais, tem mediação de Tiago Fortes, professor de teatro na Universidade. O encontro será lançado em vídeo na próxima segunda-feira (17), no YouTube do Porto Iracema, a partir das 10h.

O tema escolhido aborda elementos do livro “A condição do ator em formação: por uma fenomenologia da aprendizagem e uma politização do debate”, tese de doutorado de Tiago recém publicada. A conversa tem como objetivo discutir os percalços na aprendizagem e o desenvolvimento de métodos e valores próprios pela atriz, que também é arte-educadora. O projeto é um desdobramento do “Poéticas de Coexistência – Artes Cênicas”, evento da Escola ocorrido em junho e que segue com programação mensal a partir de diferentes linguagens da arte.

A série de conversas com atrizes e atores da cena integra a programação Sete Mares do Porto, que celebra o aniversário de 7 anos da Escola. Em sua primeira edição, a série teve como temática “Faultfinding: o descobridor de falhas” e conversou com a atriz Mariane Romão. Nas semanas seguintes, estarão disponíveis os encontros com Lídia Ferreira e, em seguida, com Bernardo Mendes.

Sobre Bruna Pessoa

bruna pessoa

Bruna Pessoa é atriz licenciada em Teatro pela Universidade Federal do Ceará. Na Rede Municipal de Ensino é arte-educadora na EM Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Participou de festivais de teatro regionais e nacionais, como: Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga; FETO Teatro de Belo Horizonte; Festival de Teatro de Fortaleza; ATOS Universitário de Campina Grande, entre outros. Ainda como atriz participou dos curtas-metragens ‘Vando Vulgo Vedita’ de Andréia Pires e Leonardo Mouramateus e ‘Superdance’ de Pedro Henrique, entre outros. Na UFC, foi membro do grupo de pesquisa Devir e Sensação na Construção da Figura Cênica. É integrante do grupo Comedores de Abacaxi S/A onde atua como atriz. Foi aluna da primeira turma do Curso de Iniciação em Dança Contemporânea (CIDC) organizado pela ProDança e é aluna da segunda turma de Formação Continuada em Teatro da Vila das Artes. Signo: Câncer. Ascendente: Peixes. Cor: Vermelho.

Sobre Tiago Fortes

tiago fortes

É professor adjunto do Curso de Teatro-licenciatura da Universidade Federal do Ceará. Doutor em Artes da Cena pela UNICAMP e Mestre em Teatro pela UNIRIO. Autor do livro “A Condição do Ator em Formação: por uma fenomenologia da aprendizagem e uma politização do debate”. Em sua trajetória acadêmica já participou da publicação de livros, revistas e congressos nacionais e internacionais como Congreso Internacional y Congreso Nacional de Teatro (IUNA-ARG) e Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE). Seus trabalhos cênicos já participaram de festivais como Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, Festival Atos – Campina Grande (PB), Mostra Sesc Cariri, Festival de Teatro de Fortaleza e Bienal Internacional de Dança do Ceará. Destacam-se os trabalhos “Como Representar os Negros?, “As Suplicantes” e “De Santiago do Chile, 1973” como diretor e “O Coração Denunciador” e “Cartas do Asilo” como ator.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há sete anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O que: Segunda edição do Conversas com artistas da cena em formação discute “Mística da resistência”
Quando: segunda-feira (17), a partir das 10h
Onde acessar: YouTube da Escola Porto Iracema das Artes

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Pedro Victor Lacerda
Publicado em 14/08/2020