Search
Close this search box.

Escola de Formação e Criação do Ceará

Search
Close this search box.
Fotos-Micaela_Menezes

Russo Passapusso visita Porto Iracema das Artes para orientar projeto dos Laboratórios de Criação, nesta semana

Fotos Micaela Menezes 06 1
Foto: Micaela Menezes

Russo Passapusso orienta grupo Pira Coletiva no desenvolvimento do EP ‘Carnaval do Futuro’

O músico Russo Passapusso visita, ao longo desta semana, a Escola Porto Iracema das Artes – Equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). O artista é um dos tutores da 12ª edição dos Laboratórios de Criação.

Durante a passagem de três dias pela Escola, o vocalista do BaianaSystem se reúne com os membros do grupo Pira Coletiva, do qual Passapusso é tutor por meio do Laboratório de Música. A banda contará com a orientação de Russo para desenvolver o EP “Carnaval do Futuro”, obra que pretende unir música popular brasileira e rock como forma de enaltecer a cultura nacional e quebrar preconceitos ainda existentes entre os gêneros. 

Passapusso já havia assumido o papel de tutor do Laboratório de Música anteriormente, em 2022. Na época, o artista acompanhou o desenvolvimento do projeto “O Cheiro do Queijo”, do trio Igor Cândido (Abú da Pereba), David Cruz (Bito Beat) e Eliel Carvalho. O trabalho abordou a ligação entre o circo, o rap e a rua.

Via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), os Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes contam com Patrocínio Master da Nubank e Patrocínio da Cagece.

Sobre Russo Passapusso

Roosevelt Ribeiro de Carvalho, ou Russo Passapusso, nascido em Feira de Santana (BA), é compositor, cantor e pesquisador. Conhecido por comandar multidões com o som poderoso do BaianaSystem – uma das maiores bandas brasileiras da atualidade – também é fundador do coletivo SoundSystem Ministéreo Público.

Muito atuante na cena musical contemporânea brasileira, Russo já gravou com artistas como Gilberto Gil, Elza Soares, Margareth Menezes, Curumin, Gilsons, Tropkillaz, Karina Buhr e Mano Chao. Em seu álbum solo de estreia, “Paraíso da Miragem” (2014), Russo apresenta uma obra contemporânea com a estética marcante da música brasileira. O disco é fruto da colaboração com Curumin, Zé Nigro e Lucas Martins e conta com participações especiais de talentos como Anelis Assumpção, BNegão e Marcelo Jeneci.

Em seu segundo disco, “Alto da Maravilha” (2022), Russo realiza um antigo sonho ao se unir à icônica dupla Antônio Carlos e Jocafi, conhecida por sucessos como “Você abusou” e “Mudei de ideia”. A produção musical do trabalho é de Curumin, Zé Nigro e Lucas Martins, repetindo a parceria do projeto anterior. Karina Buhr e Gilberto Gil fazem participações em “Olhar pidão” e “Mirê mirê”, respectivamente. “Alto da Maravilha” rendeu a Russo o prêmio de disco do ano pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). Atualmente, Russo faz parte do elenco do programa Papo de Segunda no GNT, semanalmente exibido.

Sobre o EP ‘Carnaval do Futuro’

O EP “Carnaval do Futuro” é idealizado pela banda Pira Coletiva, formada por Francisco Wellington de Sousa Junior, Lucas Montalto Farias da Silva e Tiago Costa da Silva Coelho. O projeto pretende unir música popular brasileira e o movimento rock, quebrando paradigmas e preconceitos ainda existentes entre as partes.

Utilizando como matéria-prima gêneros musicais brasileiros, timbres digitais e distorcidos, sua principal proposta é enaltecer a cultura brasileira a fim de repassar o patrimônio musical para as próximas gerações.

Sobre os Laboratórios de Criação

Os Laboratórios de Criação são espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses.

Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas. Ao longo de onze edições, mais de 500 artistas passaram pelos laboratórios. Na 12ª edição, a iniciativa contempla 33 projetos.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há onze anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Isabella Rifane | Supervisão e Edição: Gabriela Dourado (jornalista) | Publicado em 09 de outubro de 2024