Rotas de Criação discute Teatro e outras linguagens com Anaya Okun e alunes

Encontro acontece no dia 29 de outubro, uma sexta-feira, às 14h e tem mediação de Maíra Abreu Rocha, coordenadora do Curso Básico de Artes Cênicas da Porto Iracema das Artes

No mês de outubro acontece mais uma Rotas de Criação, projeto da Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Dessa vez, a multiartista Anaya Okun e alunes do Percurso Básico de Teatro se reúnem para debater Teatro e Outras Linguagens no dia 29, às 14h, pelo YouTube da escola.

A temática traz a ideia de protagonismo da pessoa multiartista. Neste novo encontro, o intuito é trazer trabalhos com diferentes linguagens (música, desenho, grafite, dança etc.), elementos visuais (gestos, quadros, faixas, objetos, materiais diversos) e sonoros (canto, ruídos, improvisações vocais) para a construção de uma poética teatral, estimulando o pensar não-convencional da cena. ‘’O módulo se chama “Território e o imagético das criações” e é sobre isso que falaremos na live. Traremos as referências visuais e imagéticas para o processo criativo, abordando como transmutar essa referência visual em dramaturgia em cena, em figurinos, em Cenografia.’’, explica Anaya. A artista ainda completa que a live será bem mais expositiva, trocando reflexões entre as pessoas participantes e mostrando exercícios que os alunes estão fazendo no processo do módulo.

A  coordenadora do Curso Básico de Artes Cênicas da Porto Iracema das Artes, Maíra Abreu Rocha, explica que esse encontro das Rotas de Criação é resultado das discussões propostas no quarto módulo do Percurso Básico De Teatro, que propõe o debate de como a multilinguagem de artistas auxilia na criação teatral, levando em consideração que essas pessoas, mesmo trabalhando em uma linguagem específica, carregam em si a liberdade e em suas práticas as diversas linguagens artísticas. ”Aqui será pautado, como nos módulos anteriores, a questão do território (a casa, a rua, a cidade) de cada estudante, suas referências e suas relações com a dança, desenho, pintura, música, fotografia; bagagem trazida pela própria turma”, ressalta Maíra.

Ainda segundo Rocha, a experiência do módulo com Anaya vem sendo construída cheia de grandes expectativas pela turma, porque ela traz em seus processos artísticos muitos de seus trabalhos com colagem, lambe, fotografia, tatuagem, dança, cinema e diversas linguagens o que ampliará ainda mais as referências da turma.  A proposta de Anaya é trazer as experiências negríndia do Ceará e de fora dele como processo de descolonização para a produção artística. Será a exploração de outros horizontes para a criação da cena teatral, da estética, sonoridade e outras formas de expressão estética que a turma virá a criar.

As Rotas de Criação são o momento para apresentar ao público o processo criativo das pesquisas artísticas em desenvolvimento nas esferas formativas da Escola. Todos os eventos são online. As rotas do Percurso Básico de Teatro acontecerão até Novembro de 2021, quando finaliza o percurso.

Sobre Anaya Okun

Multiartista nas principais áreas: artes visuais (tatuagem, colagem, lambe, stencil, etc), dança, cinema e fotografia. Graduanda em Cinema e Audiovisual, tatuadora na Àiyé Território e intérprete-criadora em alguns coletivos de dança, tem como foco do seu trabalho arte em retorno ancestral, aquilombamento e conexão espiritual. Traz consigo o imagético das territorialidades, culturas e estéticas pretíndias. Unindo sempre elementos de conexão espiritual do axé, suas artes estão sempre se movimentando como as águas.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Rotas de Criação discute Teatro e outras linguagens com Anaya Okun e alunes

Quando: 29 de outubro, sexta-feira, às 14h

Onde: Canal do Youtube do Porto Iracema das Artes

Programação online e gratuita

Equipe de Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Texto: Gabriela Feitosa (estagiária) | Supervisão: Pâmela Soares (jornalista) | Publicado em 18/10/2021.