Escola de Formação e Criação do Ceará

Relações

Rotas de Criação 2018 – Laboratório de Dança

Nos próximos dias 25 e 27 de setembro, a partir das 19h, os artistas-pesquisadores do Laboratório de Dança da escola Porto Iracema das Artes apresentarão suas pesquisas em andamento no Rotas de Criação 2018. Na terça-feira, 25, o público poderá acompanhar os processos criativos dos projetos “CorpoCatimbó” e “Iracema” na sala de Criação do Centro de Narrativas Audiovisuais (CENA 15) do Porto. Já na quinta, 27, será a vez dos projetos “Cavalgada Selvagem” e “Intergaláctico”, que serão apresentados na sala de Teatro da Escola. O acesso é gratuito e aberto ao público.

O Rotas de Criação funciona como um momento de partilha dos processos de formação da Escola, uma etapa em que os proponentes apresentam seus trabalhos ao público e a outros profissionais da área. Os artistas-pesquisadores apresentam o estado processual das investigações desenvolvidas durante o laboratório e refletem acerca da condução e das próximas etapas até a finalização, em dezembro, na Mostra de Artes do Porto Iracema das Artes (MOPI).

Conheça abaixo as pesquisas que integram a edição 2018 do Laboratório de Dança, com os respectivos artistas e tutores.

Projeto: Cavalgada Selvagem
Artistas/pesquisadores: Thales José Sousa Luz, Diogo Araújo Braga e Natália Coelho
Tutor: Marcelo Evelin
Cavalgada Selvagem é uma proposta de investigação coreográfica onde percebemos um corpo em estado de desidentificação, de desprendimento de elementos que o enquadram em um molde social normativo, passível de controle. Uma pesquisa que observa a mitologia da bruxa antiga, em seus voos noturnos e orgias sabáticas, como imaginário para dar forma a corpos e desejos marginalizados, que estão em constante processo de questionamento à políticas sociais heteronormativas e racionais.

Projeto: CorpoCatimbó
Artistas/pesquisadores: José Viana Lavor Júnior, Gerson Carlos Matias de Sousa e Sebastião Mesquita de Souza.
Tutor: Benjamin Abras
Poderão os elementos corporais do PluriUniverso da Jurema Sagrada, criar narrativas cênicas, construçõesestéticas, energéticas, de movimento e da presença no campo da dança? Que diretrizes criativas esse encontro pode possibilitar? Partindo dessas questões, a proposta busca investigar as corporeidades da Jurema, tendo como foco suas sete linhas de trabalho e suas entidades míticas, no intuito de observar e compreender como as fisicalidades desse território podem fundamentar a criação em dança.

Projeto: Intergaláctico
Artistas/pesquisadores: Maria Epinefrina, Leonardo Santos Bezerra Lopes e David Leão
Tutor: Armando Menicacci
Intergaláctico é uma pesquisa artística e acadêmica em dança e multimídia que tem em sua motivação perceber o corpo longe da estrutura organizada anatomicamente e socialmente, e discorrer sobre o corpo potente que expande, ecoa, deixa rastros na nossa contemporaneidade. Estamos aqui, aculá, nas redes sociais, na TV, em tempos outros. O nosso questionamento é: Que espaço a minha corporeidade ocupa? Se a corporeidade está sempre reverberando, estamos transitando por entre tempos e espaços.

Projeto: Iracema
Artistas/pesquisadores: Rosa Cristina Primo Gadelha, Carolina Pilar Emhart Wiehoff e Raisa Christina Lima Saraiva.
Tutor: Clarice Lima
Propõe uma pesquisa artística tendo na imagem de Iracema – principal personagem feminina do romancista cearense José de Alencar – a possibilidade de pensar e discutir questões que atravessam a figura da mulher, bem como o sentido de sua presença como parte dos povos originários do Brasil – compondo, portanto, o processo histórico das comunidades indígenas. Para além disso, Iracema carrega em si uma certa simbologia do que seja uma possível “cearensidade” – tessituras de um estado em construção.

Serviço
O quê: Rotas de Criação 2018 do Laboratório de Dança
Quando: 25 e 27 de setembro, às 19h
Onde: CENA 15 (25 de setembro) e Sala de Teatro do Porto Iracema (27 de setembro)
Gratuito

O quê: Rotas de Criação 2018 Projetos “Corpo Catimbó” e “Iracema”
Quando: 25 de setembro, às 19h
Onde: CENA 15 (Rua José Avelino, 495, Praia de Iracema)
Gratuito

O quê: Rotas de Criação 2018 Projetos “Intergaláctico” e “Cavalgada Selvagem”
Quando: 27 de setembro, às 19h
Onde: Sala de Teatro do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Gratuito

 

 

Publicado em 18/09/2018