Rotas de Criação 2018 – Laboratório de Artes Visuais

Nos dias 03 e 04 de outubro, os artistas-pesquisadores do Laboratório de Artes Visuais da escola Porto Iracema das Artes vão apresentar os processos de investigação de suas pesquisas no Rotas de Criação 2018. No dia 03, às 19h, serão apresentados os projetos “Zona de Pressão” e “Manual de Identificação e Proteção de OVNIS”. Já no dia 04, será a vez de conhecer os processos criativos dos projetos “Arqueologia de uma paisagem” e “Vegetocracia e a exuberância dos dias comuns”. Todas as apresentações vão acontecer no auditório da Escola, com acesso gratuito e aberto ao público.

O Rotas de Criação é um momento de partilha dos processos de formação da Escola, uma etapa em que os proponentes apresentam seus trabalhos ao público e a outros profissionais da área. Os artistas-pesquisadores mostram o estado processual das investigações desenvolvidas durante o laboratório e refletem acerca da condução e das próximas etapas até a finalização, em dezembro, na Mostra de Artes do Porto Iracema das Artes (MOPI).

Conheça abaixo as pesquisas que integram a edição 2018 do Laboratório de Artes Visuais, com os respectivos artistas e tutores.

Projeto: Zona de Pressão
Artistas/pesquisadores: Tiago Alves e Roberto Cavalcante Borges
Tutores: O Grivo – Marcos M. Marcos e Nelson Soares
Numa abordagem que se aproxima da arquitetura sonora, o projeto propõe elaborar uma instalação em que o vento-fantasma possa invadir o ambiente proposto com sua presença sonora instável, que entre brechas, rachaduras e demais intervenções se amplifica acusticamente e/ou eletroacusticamente no espaço e em nossa percepção.

Projeto: Arqueologia de uma paisagem
Artista/pesquisadora: Mariana Smith
Tutora: Ana Pato
A pesquisa propõe observar a paisagem do litoral cearense a partir das muitas camadas de tempo e discursos que emergem dos campos de dunas da região. O mapeamento dessas camadas deve ser matéria para a realização de trabalhos que aproximam ficção, ciência e dados cotidianos na constituição de uma paisagem híbrida.

Projeto: Vegetocracia e a exuberência dos dias comuns
Artistas/pesquisadores: Jared Domício e Vania Freitas
Tutora: Lisette Lagnado
Ao elaborar uma analogia entre jardim e cidade, o projeto realiza a inserção de uma flora baldia (marginal) em jardins urbanos e cria possibilidades de coabitação entre espécies, no intuito de gerar ideias sobre as formas de organização entre indivíduos. O processo é baseado nas ações do jardineiro George Sinclair (início do séc. XIX) em seu jardim experimental e deve gerar desenhos, fotografias e instalações.

Projeto: Manual de Identificação e Proteção de Objetos Voadores Não Identificados
Artistas/pesquisadores: Helenita Matos
Tutor: Alexandre Romariz Sequeira
O projeto evidencia narrativas de aparições de disco-voadores e situações de abduções relatadas pela população das cidades de Quixadá e Quixeramobim. Por meio de fotografias, e outros recursos gráficos, a artista propõe elaborar um manual que reconstrói os acontecimentos, a partir da oralidade, do imaginário e do saber popular da região.

Serviço

O quê: Rotas de Criação 2018 do Laboratório de Artes Visuais
Quando: 03 e 04 de outubro, às 19h
Onde: Auditório do Porto Iracema (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Gratuito

O quê: Rotas de Criação 2018 com Projetos “Zona de Pressão” e “Manual de Identificação e Proteção de OVNIS”
Quando: 03 de outubro, às 19h
Onde: Auditório do Porto Iracema (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Gratuito

O quê: Rotas de Criação 2018 com Projetos “Arqueologia de uma paisagem” e “Vegetocracia e a exuberância dos dias comuns”
Quando: 04 de outubro, às 19h
Onde: Auditório do Porto Iracema (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Gratuito

Publicado em 20/09/2018