Escola de Formação e Criação do Ceará

6-anos_roda-de-conversa_guerras-de-imagens_francisco-levy_capa-site

Roda de conversa no Porto Iracema discute descolonização nas artes visuais

image
O cabo chico diabo do diabo chico deu cabo. Domingos Teodoro de Ramos. Óleo sobre zinco. 1908

Atividade acontece na noite do dia 08 de agosto

Por trás de visibilidade e invisibilidade, de criação e fomento de estereótipos e imaginários e do domínio sobre técnicas, estão interesses geopolíticos/coloniais. Para fazer uma leitura crítica de imagens, paisagens e imaginários sulistas e a consequente visão de mundo construída por eles, o Porto Iracema das Artes promove na Sala A5 a roda de conversa “Guerra de imagens, paisagens e imaginários”, que será ministrada no dia 08 de agosto, às 19h, pelo artista multimídia, geógrafo e pesquisador Levy Freitas, aluno da Temporada Formativa do Laboratório de Artes Visuais. A atividade é gratuita e aberta ao público.

O objetivo da ação é discutir sobre as reverberações coloniais em nossas imagens e paisagens que, segundo o facilitador, estão sempre em conflitos. “Milton Santos, na virada do milênio, apontava para uma outra globalização possível, pelo sul, pelo hackeamento dos meios técnico-científicos e informacionais, mas não para o fim dos conflitos, afinal, nunca fomos pacíficos”, aponta Levy Freitas.

A atividade faz parte da programação comemorativa do aniversário de 6 anos do Porto Iracema das Artes, celebrado em 29 de agosto.

Sobre o facilitador

Artista multimídia, geógrafo e pesquisador, o mestre em geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e membro da temporada formativa do Laboratório de Artes Visuais da Escola Porto Iracema das Artes (2019), Levy Freitas, está envolvido com pesquisas em pensamento fronteiriço relacionados a paisagem, som, imagem, relações étnico-raciais e geopolítica decolonial.

Serviço

O quê: Roda de conversa “Guerra de imagens, paisagens e imaginários”, com Levy Freitas

Quando: Quinta-feira, 08 de agosto, às 19h

Onde: Sala A5 do Porto Iracema das Artes

GRATUITO

 

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Lucas Casemiro

Publicado em 05/08/2019