Escola de Formação e Criação do Ceará

Untitled-3

Próxima edição de Escrituras Cênicas debate o teatro de animação

Untitled 3

 

Teatro de animação, uma das vertentes mais ricas das artes cênicas, é o tema da próxima edição do “Escrituras Cênicas”, que ocorre neste sábado, 29, às 19 horas, no Cena 15 Com a participação dos atores Caroline Holanda, Izabel Vasconcelos, Maconi Basílio e a presença especial de Sandra Vargas, do grupo Sobrevento (São Paulo), o bate-papo terá a mediação de Tatiane Sousa.

O teatro de animação tem uma abordagem que explora a universalidade corporal do ator, exigindo, a cada trabalho, um novo olhar. Da utilização de objetos comuns à fabricação de engenhocas sofisticadas, este encontro tem a proposta de habitar questões que emergem na cena e no processo de investigação.

Aproveitando a passagem do grupo de teatro paulistano, Sobrevento, o Laboratório de Teatro convida Sandra Vargas para criar um diálogo com os artistas Caroline Holanda, Izabel Vasconcelos e Marconi Basílio com a mediação de Tatiane Sousa, do grupo Ânima de Teatro de Bonecos, integrante do laboratório deste ano.

Agregando várias modalidades, o teatro de animação inclui mamulengos, bonecos de grandes portes e bonecos geminados, que fascinam o estudo e a pesquisa do ator. Andrei Bessa, coordenador do Laboratório de Teatro do Porto Iracema, que vem realizando o Escrituras Cênicas, ressalta a importância do diálogo sobre esse tema para os artistas que praticam ou têm interesse no teatro de animação. “Uma conversa entre cinco artistas com experiências tão diferentes é rico para desenvolver as questões e promover uma troca de vivências dessa forma de teatro que é tão única”.

Os convidados
SANDRA VARGAS
Atriz, diretora e uma das fundadoras do GRUPO SOBREVENTO, reconhecido internacionalmente por sua pesquisa no campo do Teatro de Animação. Sandra é autora de um dos mais referenciais artigos acerca do Teatro de Objetos – linguagem que utiliza objetos prontos em lugar de bonecos -, publicado no país. Tem ministrado oficinas por todo o Brasil e dirigiu espetáculos de outras companhias interessadas na linguagem. Curadora do Festival Internacional de Teatro de Objetos – FITO –, que, desde 2009, já passou por nove capitais brasileiras. No repertório do Sobrevento, o Teatro de Objetos deu origem à intervenção para a rua Eu Tenho uma História, aos espetáculos para bebês Bailarina, Meu Jardim e Terra, e aos adultos São Manuel Bueno Mártir, Sala de Estar, Só e Escombros – com estreia marcada para agosto.

CAROLINE HOLANDA
Artista, professora e pesquisadora cênico-instalativa, na hibridação entre dança, circo (magie nouvelle e palhaçaria) e marionete (e tecnologia), em torno dos eixos corpo-matéria-movimento-imagem. Estabeleceu uma pesquisa no campo do Teatro de Animação no mestrado (UDESC), pesquisa que se ampliou para a investigação do trabalho do ator e/ou bailarino fora dessa linguagem. Desenvolve diálogo com a tecnologia, com desdobramentos cênicos em instalações nas artes visuais e na cena. É palhaça, integrante do grupo As 10Graças de Palhaçaria. Diretora do Scenogramas Cia. Cênica e do Laboratório de Invenções, Corpo e Tecnologias – LICT, todos residentes no Galpão da Vila. Foi professora do Bacharelado em Teatro da Universidade de Fortaleza – UNIFOR e atualmente é professora temporária nos cursos de dança da Universidade Federal do Ceará – UFC.

IZABEL VASCONCELOS
Atriz, diretora, artista plástica, dramaturga e assistente social. É graduada em Artes Cênicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológico do Ceará (IFEC), é também Assistente Social pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), e Especialista em Politicas Sociais pela Universidade de Brasília (UNB). Em 1982 integrou-se ao Grupo Raça, onde iniciou seu trabalho no teatro. Desde 1985 trabalha com Teatro de Bonecos e em 1997 cria a Companhia de Teatro Epidemia de Bonecos, onde é diretora e atriz até hoje. Participou de diversas montagens teatrais como atriz e diretora. Esteve em vários Festivais e outros eventos que abrigam o teatro, especialmente o de animação. Recebeu em 2017 o premio Carlos Câmara de Teatro e o premio IV profissionais do ano SATED Ceará, na categoria profissional do teatro de Bonecos. Foi secretaria e presidente e vice- presidente da Associação Cearense de Teatro de Bonecos. Hoje integra a Rede Cearense de Teatro de Bonecos.

MARCONI BASÍLIO
Formado em História pela Universidade Federal do Ceará, com experiência no ensino de artes e teatro com crianças e adolescentes. Iniciou o trabalho com teatro em 1990 no Instituto Federal do Ceará. Dirigiu e atuou em diversos espetáculos, participando de Festivais e Editais de Artes em todo Brasil no México, Chile e Cabo Verde. Dentre outros, dirigiu ou atuou nos seguintes espetáculos: “Pau Que Nasce Torto Mija Fora da Bacia” com o Grupo Cutubas; “Quem Dará o Veredicto”; “As Anjas” do grupo Lua de Teatro; “As Aventuras do Intrépido Anamiri” do grupo Bricoleiros de teatro de Bonecos; “Disritmia” com a Cia dos Pés Grandes; “Nen e o Bando”; “Criaturas de Papel”, Grupo Bricoleiros. Recentemente participou do projeto Palco Giratório do SESC, do projeto Plataforma Petrobras de Circulação e Participa da Rede de Circulação Internacional com o espetáculo “Criaturas de Papel”.

SERVIÇO:
O quê: Escrituras Cênicas: questões do teatro de animação
Quando: Amanhã, 29, às 19 horas
Onde: CENA 15 (Rua José Avelino 495, Praia de Iracema)
Acesso gratuito e aberto ao público