Escola de Formação e Criação do Ceará

luiz-gonzaga_capa-site

Projeto Ouvindo Letras aborda vasta influência de Luiz Gonzaga na MPB em mais um encontro semanal

luiz gonzaga capa site

Programação será nesta quarta-feira, às 19h

Inspirado no verso da canção Riacho do Navio, parceria de Luiz Gonzaga e Zé Dantas, o professor Nelson Costa conduz mais um encontro do projeto “Ouvindo Letras – conversas semanais sobre música brasileira” no Porto Iracema das Artes. Com tema “Sem rádio e sem notícia das terra civilizada: Luiz Gonzaga e a invenção musical da nação nordestina”, o professor discutirá a influência e o legado do Rei do Baião na música brasileira. Durante o evento será sorteado o livro “O Charme dessa Nação – música popular, discurso e sociedade brasileira”, organizado pelo próprio Nelson Costa. A atividade acontece na quarta-feira, 24, às 19h, na Sala A5, e é aberta ao público.

Desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Discurso, Cotidiano e Práticas Culturais (Grupo Discuta), do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com o Laboratório de Música do Porto, o projeto busca despertar interesse e estudo em torno da canção popular, divulgando sua história, os principais compositores e estilos. Os encontros acontecem semanalmente às quartas-feiras, no Porto Iracema.

SOBRE NELSON COSTA

Nelson Costa é licenciado em Letras – Língua Francesa, especialista em Ensino de Português e Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem doutorado em Linguística Aplicada pela PUC de São Paulo e Pós-Doutorado na Universidade de Paris XII. É artista plástico e professor do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC onde lidera o grupo de pesquisa Discurso, Cotidiano e Práticas Culturais (Grupo Discuta) e pesquisa sobre música popular brasileira desde 2001. Publicou dois livros sobre o tema: “Música Popular, Linguagem e Sociedade” e “O Charme dessa Nação: música popular, discurso e sociedade brasileira”, além de vários artigos sobre Chico Buarque, Milton Nascimento, Movimento Armorial, Tropicalismo, Bossa Nova, Belchior, Ednardo, Fagner, música para crianças, entre outros.

SERVIÇO

O que: Projeto Ouvindo Letras aborda influência de Luiz Gonzaga em mais um encontro semanal

Quando: Quarta-feira, 24 de abril, às 19h

Onde: Sala A5 do Porto Iracema (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)

GRATUITO

 

 

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Myke Guilherme

Publicado em: 22/04/2019