Escola de Formação e Criação do Ceará

20231202105342_IMG_5610

Projeto “Narrativas dançantes de Água Preta”, integrante do Lab Dança, se apresenta nas Rotas de Criação

20231202105342 IMG 5610

Apresentação ocorre de forma gratuita e aberta ao público, dia 31 de janeiro, quarta-feira, às 19h, no Galpão da Cena, em Itapipoca

Integrante da 11ª edição do Laboratório de Dança, o projeto “Narrativas Dançantes de Água Preta”, se apresenta nas Rotas de Criação da Escola Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) –, dia 31 de janeiro, quarta-feira, às 19h. A apresentação, gratuita e aberta ao público, ocorre no Galpão da Cena, em Itapipoca, e conta com a participação do tutor do projeto, o artista Gerson Moreno.

Desenvolvido pelas artistas Agricelha Andrade, Dona Toinha e Aldiana Frota, a produção propõe acolher as oralidades das matriarcas de Água Preta e incorporá-las como vetores subjetivos de experimentação e criação em danças afro-ancestrais, reacendendo e potencializando as memórias de luta e resistência negra quilombola em território cearense.

As Rotas de Criação são momentos de partilha pública dos projetos de pesquisa em seu estágio intermediário, em condição processual e experimental, cujo formato é aberto à especificidade de cada projeto (ensaio aberto, experimento cênico, exposição, palestra, roda de conversa, etc).

Via Lei Federal de Incentivo à Cultura, os Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes contam com o Patrocínio Master da Solar Coca-Cola.

Sobre os Laboratórios de Criação

São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Projeto “Narrativas dançantes de Água Preta”, integrante do Lab Dança, se apresenta nas Rotas de Criação

Quando: quarta-feira, 31 de janeiro

Horário: 19h

Onde: Galpão da Cena – Rua Raimundo Lopes Souza, 331 – Itapipoca – CE.

Gratuito e aberto ao público

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Liv de Moraes (estagiária) | Supervisão e Edição: Gabriela Dourado (jornalista) | Publicado em 22 de janeiro de 2024