Search
Close this search box.

Escola de Formação e Criação do Ceará

Search
Close this search box.
Minha Ancestralidade

Projeto “Minha Ancestralidade”, integrante do Laboratório de Música, se apresenta nas Rotas de Criação

Evento gratuito e aberto ao público ocorre na quinta-feira (7 de dezembro), às 19h, no Pátio da Escola

Explorando a musicalidade por meio de diversas narrativas, o projeto “Minha Ancestralidade”, integrante da 11ª edição do Laboratório de Música da Escola Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) – se apresenta quinta-feira, 7 de dezembro, às 19h, no Pátio da Porto. O evento é gratuito, aberto ao público, e conta com a presença da cantora Ellen Oléria, que faz a tutoria do projeto.

Desenvolvido pela artista Nega Lu acompanhada de Carlos Maya e Bruno Brasil, o “Minha Ancestralidade” é um projeto de canções autorais de Nega Lu que narram amores, trajetórias, preconceitos e a importância da representatividade, destacando a fé nos orixás e incursionando também no afrofuturismo. A apresentação terá também a presença do artista Michael da Silva.

As Rotas de Criação são momentos de partilha pública dos processos e pesquisas desenvolvidos nos Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes. O projeto “Minha Ancestralidade”, convida pessoas interessadas a participar de um encontro musical repleto de reflexões e caminhos melódicos.

“O encontro de Nega Lu com Ellen Oléria no Lab Música é uma bela experiência de afinidade musical e identidade, numa tutoria que certamente será divisora de águas na trajetória da Lu, que sempre teve Ellen como referência”, diz Mona Gadelha, coordenadora do Laboratório de Música da Porto Iracema.

Via Lei Federal de Incentivo à Cultura, os Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes contam com o Patrocínio Master da Solar Coca-Cola.

Sobre o projeto “Minha Ancestralidade”
Nega Lu, Carlos Henrique Freitas e Bruno Brasil fazem parte do projeto de canções autorais de Nega Lu. As composições narram amores, trajetórias, preconceitos e a importância da representatividade, destacando a fé nos orixás e incursionando também no afrofuturismo

Sobre os Laboratórios de Criação
São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas. Via Lei Federal de Incentivo à Cultura, os Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes contam com o Patrocínio Master da Solar Coca-Cola.

Sobre a Escola
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço
O quê: Projeto “Minha Ancestralidade”, integrante do Laboratório de Música, se apresenta nas Rotas de Criação
Onde: Pátio da Porto Iracema (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
Quando: quinta-feira, 7 de dezembro
Horário: 19h
Gratuito e aberto ao público

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Liv de Moraes (estagiária) | Supervisão e Edição: Marina Solon (jornalista) | Publicado em 20 de novembro de 2023