Projeto Lança de Cabocla se apresenta na Mostra de Artes do Porto Iracema (MOPI); saiba como assistir

O evento está agendado para 27 de junho, às 19h, em sala fechada na plataforma Zoom. Para ver a apresentação, o público precisa se inscrever em um formulário online a partir do próximo dia 21

O projeto ”Lança de Cabocla”, do Laboratório de Dança, faz sua apresentação na 8° edição da Mostra de Artes do Porto Iracema (MOPI) no dia 27 de junho,  a partir das 19h, pela plataforma Zoom. Para assistir, o público precisa se inscrever em formulário online disponível até as 12h do domingo, 27, quando ocorre o evento. A atividade terá duração entre 40 e 50 minutos, com classificação indicativa de 14 anos.

Tieta Macau e Abeju | Juliana Rizzo. Foto: Té Pinheiro

Com as artistas Tieta Macau e Abeju | Juliana Rizzo, a apresentação tem colaboração de Wellington Gadelha e do CyberOgan Elton Panamby, com tutoria de Inaê Moreira. “Lança de Cabocla” é um projeto de criação em dança que propõe um processo de trabalho com outras cosmologias e “seres interessantes que têm uma perspectiva sobre a existência”, como afirma o ativista e escritor Ailton Krenak na obra “Ideias para adiar o fim do mundo”, de 2019. Trata-se de pesquisar um dançar com as plantas de proteção, aliado às danças de caboclo. Dançar uma defesa preparada para um ataque. Dançar o quê de “macumba” que as pessoas possuem, às vezes sem saber, mesmo quando dispõem as plantas “Comigo ninguém pode” ou as “Espadas de são Jorge” nas portas de suas casas. Quais são as suas memórias e saberes ancestrais? O que de dança elas sabem e vivem?

Sobre o projeto

Foto: Té Pinheiro

Lança de Cabocla é uma projeta/aparição proposta pelas artistes Tieta Macau, Abeju | Juliana Rizzo, Elton Panamby e Wellington Gadelha, com tutoria de Inaê Moreira. Projeta que tem parte de sua trajetória desenvolvida no Laboratório de Dança da Escola Porto Iracema das Artes, na edição 2020/2021. A projeta conta com uma série de ações/aparições já realizados, como o Minicurso “Travessias e Macumbarias”, contemplado pela Lei Aldir Blanc da SecultFor e a residência artística “Qual é a sua arma”, contemplada pelo Edital de Incentivo às Artes da SecultFor.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há sete anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Lança de Cabocla se apresenta na Mostra de Artes do Porto Iracema (MOPI); saiba como assistir
Quando: 27 de junho, domingo, às 19h
Onde: Sala fechada na plataforma Zoom
A partir de 21 de junho até 12h do dia 27, inscreva-se AQUI para assistir.
Classificação indicativa de 14 anos

Equipe de Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Texto: Gabriela Feitosa | Supervisão: Raphaelle Batista | Publicado em 10/06/2021