Escola de Formação e Criação do Ceará

WhatsApp Image 2022-11-30 at 20.20.22

Projeto “Corpo Social que Transcende – Criação Cênica a partir da corporeidade feminina das catadoras de pequi do Cariri cearense” participa das Rotas de Criação do Laboratório de Dança

Atividade faz parte das Rotas de Criação e ocorre no Terreiro da Mestra Maria de Tiê, em Porteiras (CE)

A Escola Porto Iracema das Artes – instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) – realiza a mostra de processo do projeto “Corpo Social que Transcende – criação cênica a partir da corporeidade feminina das catadoras de pequi do Cariri cearense”, desenvolvido na 10ª edição do Laboratório de Dança. O evento, gratuito e aberto ao público, ocorre na sexta-feira, 23 de dezembro, às 14h, no Terreiro da Mestra Maria de Tiê, em Porteiras (CE).

A atividade faz parte das Rotas de Criação, momento de partilha pública dos projetos em desenvolvimento nos Laboratórios de Criação da Escola. A apresentação do projeto “Corpo Social que Transcende” é denominada “CORPO-RAIZ – Desenvolvendo o cultivo do território corpo!”. O grupo, por meio de práticas ancestrais e utilizando elementos como as ervas de seus terreiros e a fumaça de seus cachimbos, vai ritualizar a autoestima e autocuidado, integrando os benefícios à saúde no cotidiano das mulheres quilombolas catadoras de pequi. A experiência promove a percepção corporal e ativação dos sentidos de si.

O evento ainda conta com apresentação de cenas do espetáculo “Solo Do Meu Interior”, do projeto “Solo Fértil”, integrante da 9ª edição do Laboratório de Teatro, realizando um encontro entre os territórios investigativos dos dois projetos a partir das mulheres que as inspiram em suas pesquisas. Por fim, uma roda de côco encerra o encontro.

O projeto “Corpo Social que Transcende – criação cênica a partir da corporeidade feminina das catadoras de pequi do Cariri cearense”, de Faeina Jorge, Andencieli Martins e Mestra Maria de Tiê, artistas do Crato (CE), tem sido desenvolvido na 10ª edição do Laboratório de Dança com tutoria de Aline Vallim. O projeto busca investigar as ações cotidianas e memórias corpo vocal e social das mulheres catadoras de pequi habitantes do quilombo de Souzas no Cariri, que também são mestras da cultura popular e Umbandistas.  As artistas se inspiram nas vivências cotidianas com essas mulheres pesquisando o estado da memória-corpo-vocal e social fazendo o cruzamento da investigação-criação e improvisação na dança/performance.

Já o projeto “Solo Fértil – Mulheres do Meu interior”, de Marina Brito, Letícia Marram e Andrea Bardawil, que também participa deste evento, teve tutoria de Zahy Guajajara e investigou a corpografia de mulheres que detém sabedorias ancestrais na festa e na cura por meio de suas práticas artísticas e espirituais nas manifestações populares do Cariri, para criar uma dramaturgia da memória num experimento de teatro-dança.

O Programa de Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes tem o apoio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), e das empresas Dass, Democrata Calçados e Neorubber e Termaco, com Parceria da BG Soluções Sociais, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

SOBRE OS LABORATÓRIOS DE CRIAÇÃO

São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Os Laboratórios funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os/As/Es artistas/es recebem orientação de tutores – que conduzem a qualificação dos projetos com orientações individuais, oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Durante os Laboratórios, os/as/es artistas/es selecionados/as/es recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de seus projetos.

SOBRE A ESCOLA

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Projeto “Corpo Social que Transcende” participa das Rotas de Criação do Laboratório de Dança

Quando: dia 23 de dezembro, sexta-feira, às 14h

Onde: Terreiro da Mestra Maria de Tiê – Quilombo do Souza (Porteiras/CE).

Para mais informações: (88) 996252813

Gratuito e aberto ao público