De quarta a sexta (20 a 22) o Porto Iracema das Artes recebe o X PRÊMIO PIERRE VERGER DE VÍDEO ETNOGRÁFICO – I ITINERÂNCIA, com mostra de vídeos etnográficos, conferência Filme Etnográfico, Webdocumentário e Antropologia Compartilhada e oficina de Produção Visual e Sonora em Antropologia.
O Concurso de Vídeo Etnográfico foi criado em 1996 pela Associação Brasileira de Antropologia (ABA), com o objetivo de premiar produções que apresentem qualidade técnica reconhecida e são considerados exemplos de divulgação do conhecimento antropológico.
A Conferência “Filme Etnográfico, Webdocumentário e Antropologia Compartilhada” será conduzida pelos antropólogos Rose Hikiji (USP) e Alexandre Vale (UFC). Rose atua na linha da antropologia das formas expressivas, com ênfase em Antropologia Visual, da Performance e da Música. Suas pesquisas abordam temáticas, como cinema e violência, música em projetos de intervenção para a infância e juventude, filme etnográfico, produção audiovisual e artística na periferia. Alexandre Vale é autor de “No Escurinho do Cinema: Cenas de um Público Implícito”, a coletânea “Estilísticas da Sexualidade” e, recentemente a Coleção de Livros Ceará Cadinho e a coletânea “França e Brasil: Olhares Cruzados Sobre Imaginários e Práticas Culturais”.
A oficina de Produção Visual e Sonora em Antropologia será ministrada pelo também antropólogo Marcos Alexandre Albuquerque, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. As inscrições estão abertas neste link.
Confira a programação completa da X PRÊMIO PIERRE VERGER DE VÍDEO ETNOGRÁFICO – I ITINERÂNCIA.