Escola de Formação e Criação do Ceará

progfotopoeticas_Sol-Para-Mulheres_capa-site

Porto Iracema recebe roda de conversa SOL PARA MULHERES com Patrícia Veloso e participantes

progfotopoeticas sol para mulheres capa site
Foto: Denise Luz

Evento deve contar com a participação de integrantes grupo, que já soma 70 mulheres fotógrafas e artistas visuais

Com o intuito de apresentar a produção de produtoras de imagem cearenses, o programa SOL PARA MULHERES, da Imagem Brasil Galeria, realiza roda de conversa no Auditório do Porto Iracema das Artes, na próxima terça-feira, 17 de março. O evento, uma parceria com o Porto Iracema das Artes por meio do Programa de Fotopoéticas, inicia às 19h e terá como convidada a curadora, produtora cultural e idealizadora do grupo Patrícia Veloso. A ideia é mostrar para a Cidade a iniciativa que vem acontecendo desde o ano passado.

O programa tem promovido encontros mensais para potencializar caminhos e possibilidades para a arte cearense protagonizada por mulheres. Com grupos teóricos e práticos, são compartilhadas experiências, intercâmbios artísticos e apreciação das obras produzidas pelas 70 mulheres que integram ativamente o programa. Convidados de destaque na área também são convidados para palestras formativas sobre a produção contemporânea de artes. Nomes como os dos curadores João Kulcsár, Simonetta Persichetti e Dodora Guimarães já conversaram com as integrantes do programa. Criado em 19 de agosto, no Dia Mundial da Fotografia, o programa SOL PARA MULHERES visa continuar a exposição, que contabilizou 26 artistas nas duas exibições.

O grupo já exibiu por duas vezes uma exposição que leva o mesmo nome. A primeira, de novembro a dezembro de 2019 na Feira Oriente das Artes Visuais (RJ), e a segunda em janeiro deste ano, na Imagem Brasil Galeria.

Sobre Patrícia Veloso

foto patricia 1
Produtora cultural, editora e curadora. Fundadora e coordenadora do Verbo Ver Festival de Fotografia. Administra a Imagem Brasil, galeria e agência de imagens, e a Terra da Luz Editorial. Idealizadora e criadora do SOL PARA MULHERES. Realiza publicações e exposições de fotógrafos cearenses em importantes centros culturais do país e no exterior. Participou de comissões de seleção em festivais de fotografia nacionais e internacionais. Colaborou na fundação do IFoto – Instituto de Fotografia do Ceará, atualmente compõe a diretoria da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil – RPCFB e da Câmara Cearense do Livro – CCL. Integra o conselho de curadores do Museu da Fotografia de Fortaleza.

Sobre a Escola
O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há seis anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço
O quê: Porto Iracema recebe roda de conversa SOL PARA MULHERES com Patrícia Veloso
Quando: 17 de março, terça-feira, das 19h às 21h
Onde: Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
GRATUITO

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Pedro Victor Lacerda
Publicado em 12/03/2020