Porto Iracema recebe evento que discute presença feminina na técnica de artes cênicas

“Profissionais e Profissionalismo” será composto por duas mesas de debate abertas ao público

Com o objetivo de dar mais visibilidade à presença de mulheres na técnica de artes cênicas no Ceará, o Porto Iracema das Artes recebe, na segunda e terça-feira da próxima semana, dias 26 e 27 de novembro, o evento “Profissionais e Profissionalismo”. Gratuita e aberta ao público, a atividade acontecerá no Auditório da Escola às 18h30min e será composta por duas mesas, uma em cada dia. A ação é uma parceria entre Porto Iracema e coletivos Mulheres na Técnica e uncoletivodeiluminadores.

No dia 26 de novembro, a mesa “Profissionalismo técnico e profissionalização” será mediada por Andrei Bessa e composta por Wallace Rios (Iluminação), Ruth Aragão (Figurinista), Fernandão (Sonorização), Thais Pitaguary (Produção Cultural), Ronaldo Agostinho e Marcos Alexandre (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Ceará – SATED-CE). Na mesa, haverá uma explanação sobre setores técnicos voltados a espetáculos, shows e eventos, além da indicação de divisão de funções de cada setor, suas atribuições e formação de profissionais específicos. Também serão abordados a qualificação profissional e os processos de profissionalização.  A atividade se destina a profissionais e iniciantes técnicos, artistas, escolas de artes e afins.

No dia 27 de novembro, Aline Rodrigues mediará a mesa “Mulheres na técnica: formação, profissionalização e mercado de trabalho”, composta por Naiara Lopes (Técnica de palco), Clarisse Melo (Técnica em sonorização), Tatiana Amorim (Técnica em iluminação), Caroline Holanda (Técnica em cenografia) e Camila Rodrigues (Produção técnica). Com o intuito de promover o debate feminino na área técnica, facilitando a compreensão das demandas existentes na categoria e fortalecendo a troca de experiencias de cada segmento, a segunda roda de mulheres traz como tema a preocupação de uma formação e capacitação de qualidade para o mercado de trabalho, gerando o debate de ideias e iniciativas futuras planejadas coletivamente.

A ação é uma parceria do Curso Básico de Artes Cênicas do Porto com o Coletivo Mulheres na Técnica e tem organização de UnColetivo de Iluminadores. O evento “Profissionais e Profissionalismo” tem relação direta com o Poéticas do Feminino, eixo conceitual adotado pela Escola em todas as ações formativas no ano de 2018.

Serviço

O que: Porto Iracema recebe evento que discute presença feminina na técnica de artes cênicas

Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)

Quando: 26 e 27 de novembro, às 18h30min

GRATUITO

 

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Lucas Casemiro

Publicado em 23/11/2018