Porto Iracema recebe aula aberta e oficina do Festival Choro Jazz nos dias 28 e 30 de novembro

As atividades acontecem nos dias 28 e 30 de novembro, respectivamente, com vagas a serem preenchidas por ordem de chegada

A Escola Porto Iracema das Artes recebe, nos dias 28 e 30 de novembro, duas atividades do Festival Choro Jazz. A primeira é a aula aberta “As reais semelhanças entre o choro e o jazz, a liberdade no improviso e harmonização”, com o reconhecido compositor e pianista Cristóvão Bastos, parceiro musical de Chico Buarque. Já a segunda é a “Oficina de ritmos brasileiros” com o Trio Corrente, formado por Paulo Paulelli, Edu Ribeiro e Fabio Torres.

As formações, gratuitas, foram propostas em parceria com o Laboratório de Música da Escola e disponibilizam 20 vagas cada uma, a serem preenchidas por ordem de chegada nos respectivos dias dos encontros. No dia 28, quinta-feira, a aula aberta com Cristóvão Bastos começa às 15h, na Sala de Música do Porto Iracema.

No dia 30, sábado, também às 15h, é a vez da “Oficina de ritmos brasileiros” com o Trio Corrente. Paulo Paulelli, Edu Ribeiro e Fabio Torres trarão a abordagem ‘jazzística’ dos ritmos brasileiros, a interação rítmica e harmônica entre piano, baixo e bateria, a polirritmia e o suingue, para a Sala de Música do Porto Iracema. A oficina será um mergulho em ritmos brasileiros e seus padrões: samba, bossa nova, baião, maracatu e frevo.

Sobre Cristóvão Bastos


Nascido no Rio de Janeiro, em 1946, é compositor, pianista e arranjador. Parceiro de grandes nomes como Chico Buarque, com quem compôs “Todo Sentimento” e “Tuas cantigas”, Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc, Paulinho da Viola, Elton Medeiros, Luciana Rabello e Abel Silva. Cristóvão criou e assinou arranjos para discos e shows de Nana Caymmi, Edu Lobo, Elza Soares, Emílio Santiago, Fafá de Belém, Gal Costa, Nelson Gonçalves, Paulinho da Viola, Ângela Maria, Chico Buarque, entre outros.

Sobre Trio Corrente
Paulo Paulelli, Edu Ribeiro e Fabio Torres juntaram-se pela primeira vez há quase 20 anos. Após seis CDs gravados, com direito a um Grammy Award e um Latin Grammy, o grupo alcançou um raro estado de maturidade. Um dos mais destacados no jazz brasileiro, o Trio Corrente mostra em suas performances como transformar os grandes compositores da música brasileira. Visitando o choro, o samba, os ritmos do nordeste, eles criam novas levadas, bem como apresentam suas peças autorais.

Sobre a Escola
O Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há seis anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço
O que: Porto Iracema recebe aula aberta e oficina do Festival Choro Jazz
Quando: Dias 28 e 30 de novembro, às 15h
Aula aberta “As reais semelhanças entre o choro e o jazz, a liberdade no improviso e harmonização”, com Cristóvão Bastos
Oficina de ritmos brasileiros com o Trio Corrente
Onde: Sala de Música do Porto Iracema das Artes(Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Gratuito, disponibilidade de 20 vagas. Inscrições por ordem de chegada.

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Rafaela Leite

Publicado em 22/11/2019