Porto Iracema realiza primeira sessão do Cineclube Âncora em 2022, seguida de roda de conversa com diretoras

Serão exibidos os curtas “Terceiro Dia” (2019) e “Capitais” (2017). A atividade é gratuita e acontece presencialmente, no auditório da Escola, com transmissão ao vivo pelo Youtube

A primeira sessão do Cineclube Âncora neste ano já tem data para acontecer: 17 de fevereiro. A programação aberta ao público acontecerá presencialmente, a partir das 17h, no auditório da Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Haverá transmissão ao vivo do evento pelo Youtube.

Nesta edição do Cineclube, intitulada “Sessão Preamar”, serão exibidos dois curtas-metragens realizados por alunas e alunos do Percurso Básico de Audiovisual durante o programa de realização – o Preamar. “Terceiro Dia” (2019), de Jéssica Queiroz, e “Capitais” (2017), dirigido por Kamilla Medeiros e Arthur Gadelha, serão seguidos de uma roda de conversa com os diretores, que debaterão o processo de criação e a formação oferecida pela Escola.

No filme “Terceiro Dia”, uma jovem negra e moradora da periferia de Fortaleza se depara com incertezas após ter um filho. O trabalho foi selecionado para a Mostra Olhar do Ceará da 30ª edição do Festival Cine Ceará, em 2020, e no mesmo ano a atriz Jennifer Vieira, que interpreta a protagonista, foi premiada como Melhor Atriz no 13° Festival Curta Canoa. Já em “Capitais”, premiado como Melhor Filme no 2º Festival Universitário do Cinema de Brasília (FestUni), a personagem Alice é uma jovem que mora sozinha e tem a calmaria do dia-a-dia alterada quando Laura, filha da sua vizinha de parede, bate em sua porta para perguntar se sabe algo sobre sua mãe.

Isaac Pipano, coordenador do Percurso Básico em Audiovisual, explica que a exibição dos filmes se consolida como um ato de reflexão, discussão e também aprendizagem. Por isso, os filmes serão debatidos para além de pontos técnicos, partindo para aspectos de perspectiva ética, estética e também política.

“O debate é uma forma de se ter pontos de vista distintos sobre a mesma experiência de um filme. Essas vozes e falas acabam ampliando o nosso olhar e a nossa escuta em relação àquilo que a gente viu, por isso a validade de um uma exibição e de um espaço coletivo de trocas”, reforça o coordenador.

Sobre as/os diretores

Jéssica Queiroz

É uma (ex) enfermeira que decidiu se aventurar a aprender e fazer cinema e audiovisual. Passou por cursos da Casa Amarela Eusélio Oliveira e da Porto Iracema das Artes, atuando em curtas como “O Cozinheiro” (2018) e “Terceiro Dia” (2020) como produtora executiva e diretora, respectivamente. Atuou em longas em diferentes funções e realizou o minidocumentário “Nice”, 2021, pela Lei Aldir Blanc, como diretora e produtora executiva. Atuou junto às artes visuais, sendo sócia da Olho d’Água Galeria de 2018 a 2020.

Kamilla Medeiros

Kamilla Medeiros é pesquisadora, cineclubista, realizadora audiovisual e curadora de mostras e festivais de cinema. Atualmente cursa o mestrado no Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Estuda e trabalha com e sobre cinema brasileiro.

Arthur Gadelha

Diretor de Criação Audiovisual do Jornal O Povo e presidente da Associação Cearense de Críticos de Cinema – Aceccine, é autor do site Ensaio Crítico. Graduado em Comunicação Social com a pesquisa sobre jornalismo, crítica e cinema brasileiro, atuou como curador do VI Festival de Jericoacoara e integrou júris em eventos como Cine Ceará, For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero; e Noia – Festival do Audiovisual Universitário.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação do Governo do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Porto Iracema realiza primeira sessão do Cineclube Âncora em 2022, seguida de roda de conversa com diretoras
Quando: Próxima quinta-feira, 17 de fevereiro, às 17h
Onde: Auditório da Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema), com transmissão ao vivo pelo Youtube
Gratuito

>>> Para participar, o público deverá, obrigatoriamente, usar máscara, manter o distanciamento social e apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19.

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Gabriela Moraes (estagiária), com supervisão e edição de Raphaelle Batista (jornalista) | Publicado em 11/02/2022.