Escola de Formação e Criação do Ceará

Rosely Nakagawa - curadora e editora de artes visuais. Foto: Miguel Gonçalves Mendes

Porto Iracema promove live com Rosely Nakagawa sobre artistas que criaram em situações de privações

conversas fotopoeticas insula 2 capa site

“Conversas fotopoéticas” é mais uma ação da Embarcação das Artes, na qual a Escola vem trazendo indicações culturais e realizando lives em parceria com artistas de diversas linguagens

Uma série de conversas online sobre Fotografia estão sendo promovidas pela Escola Porto Iracema das Artes. Intitulada “Conversas Fotopoéticas”, a ação acontece em parceria com artistas e pesquisadores que estão pensando a fotografia a partir desse momento de isolamento social que estamos vivendo. Nesta quinta-feira, dia 23 de abril, a partir das 16h, o projeto receberá a curadora Rosely Nakagawa.

A partir do tema ÍNSULA, ILHA, ISOLA – Ser e criar consigo mesmo, Rosely apresentará artistas que produziram em situações de privações em diferentes momentos da história, criando conexões com a atual realidade decorrente da pandemia causada pelo novo Coronavírus. As lives, conduzidas pela coordenadora do Programa de Fotopoéticas da Escola, Iana Soares, são transmitidas ao vivo pelo instagram do Porto Iracema.

O primeiro bate-papo ocorreu na última quinta-feira (16), com a artista visual cearense Raisa Christina, que falou sobre seu novo projeto #nudesdequarentena, criado como forma de interagir com a fotografia e o desenho junto às pessoas que estão isoladas durante esse período.

Sobre Rosely Nakagawa

rosely nakagawa foto miguel gonçalves mendes 1
Rosely Nakagawa – curadora e editora de artes visuais. Foto: Miguel Gonçalves Mendes

Curadora e arquiteta. Nasceu em 1954 em São Paulo, onde vive e trabalha. Graduou-se em Arquitetura pela FAU-USP. Fez especialização em Museologia pela USP e em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Desenvolveu atividades de curadoria em diversos espaços e galerias, entre eles o Armazém Cultural 11, a Fnac Brasil, a Casa da Fotografia FUJI. Foi curadora também do Espaço Cultural Citibank e do Fotofestival SOLAR. É membro da Rede Nacional de Produtores de Fotografia, do Conselho do Paraty em Foco, do Instituto Choque Cultural SP, do Conselho Curador do Centro Cultural Memorial da Cultura Cearense CE e do Conselho da Associação Cultural Videobrasil SP. Participa de encontros e semanas de fotografia desde 1985, no Brasil e exterior, e edita livros de fotografia em parceria com as editoras Tempo d’Imagem, Cosac Naif, DBA e Terceiro Nome.

Sobre Iana Soares

É jornalista e fotógrafa. Tem Mestrado em Criação Artística Contemporânea pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona e Especialização em Escrita Literária pelo Centro Universitário Farias Brito. Entre 2009 e 2018, trabalhou no Grupo de Comunicação O Povo, onde foi editora do Núcleo de Imagem e articulista. Fez parte da equipe de criação e coordenação do Fotofestival Solar. Atualmente, coordena o Programa de Fotopoéticas da Escola Porto Iracema das Artes.

Sobre a Escola
O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há seis anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO
O que: Porto Iracema promove live com Rosely Nakagawa sobre artistas que criaram em situações de privações

Quando: Quinta-feira, dia 23 de abril, a partir das 16h
Onde acessar: Perfil do Porto Iracema das Artes no Instagram

Fique em casa, por você e pelos outros!
Para saber todas as informações sobre o novo Coronavírus, acesse https://coronavirus.ceara.gov.br/ ou ligue 24h no 0800 275 1475.