Porto Iracema divulga resultado da seleção para quinto módulo do Percurso Básico de Teatro

 

A formação marca o fechamento do Ciclo 2021 do Percurso Básico de Teatro

A Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), divulga o resultado de selecionades para o quinto módulo do Percurso Básico de Teatro.

O módulo marca o fechamento do Ciclo 2021 do Percurso Básico de Teatro e o foco será a partilha entre grupos e coletivos artísticos. As aulas serão guiadas pelo Coletivo Yabás (Fortaleza-CE), Coletivo Miúdo de Teatro (Caucaia-CE) e Maria Morena Produções Artísticas (Juazeiro do Norte-CE).

No total, foram ofertadas 15 vagas, com inscrições gratuitas realizadas entre 27 a 29 de Outubro. Confira a lista de selecionades:

José Francisco da Silva Júnior

Vitória Maria Pinheiro

Lucas Marques da Silva

SOBRE O MÓDULO “PARTILHA COM GRUPOS E COLETIVOS ARTÍSTICOS”

O módulo propõe a construção de um espaço de partilha de saberes entre estudantes e coletivos ou grupos artísticos que vivenciam em suas práticas seus territórios. Objetivando o compartilhamento de estratégias para a manutenção e sobrevivência de seus trabalhos, assim como os desafios em suas produções artístico-culturais, desde a busca por um espaço de ensaio ou criação de uma sede, até a publicização de seus trabalhos.

SOBRE O PERCURSO BÁSICO DE TEATRO

Numa perspectiva decolonial, que amplia referências culturais, artísticas e conceituais brasileiras e latino-americanas como Teatro Experimental do Negro, Teatro do Oprimido e o Teatro Popular, o percurso propõe um trajeto formativo articulado a partir de três dispositivos: A Casa – poética do particular, do eu – o lugar onde é possível sonhar e construir narrativas a partir de quem se é; A Rua – poética da comunidade – onde se constrói laços, relações de vizinhança, pertencimento; A Cidade – poética dos “corres” – espaço do compartilhamento de saberes em/com o coletivo em sentido ampliado, de construção de redes. Esse trajeto convida as/os/es participantes a discutir e experimentar a criação teatral em estreita relação com o lugar onde se vive: o território.

SOBRE A ESCOLA

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Giselly Correa Barata (estagiária), com supervisão de Pâmela Soares (jornalista) | Publicado em 01/11/2021.