Porto Iracema divulga lista de pessoas selecionadas para cursos da programação Férias no Porto 2022

As inscrições aconteceram entre os dias 17 e 20 de janeiro, por formulário online. Ao todo, foram ofertadas 100 vagas distribuídas em três cursos virtuais

A Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) — divulga nesta sexta-feira (20) os nomes das pessoas selecionadas para os cursos da programação Férias no Porto 2022. As inscrições ocorreram entre os dias 14 e 20 de janeiro, por meio de formulário virtual. Ao todo, foram ofertadas 100 vagas distribuídas em três formações nas áreas de Artes Visuais e Audiovisual.

Este ano, as aulas vão acontecer entre os dias 24 de janeiro e 2 de fevereiro e serão ministradas em formato virtual, no período da tarde e da noite. Os participantes foram avaliados a partir das informações do preenchimento do formulário de inscrição. Além disso, desde o ano passado, a Escola passou a adotar como política permanente dos processos seletivos a reserva de 50% das vagas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, com deficiência, travestis, transexuais e transgêneros.

Nas Artes Visuais, a oficina “Fora da vista: o pensamento do tremor de Édouard Glissant”, ministrada pelo Rômulo Silva, acontece de 24 a 26 de janeiro, das 18h às 21h. Na mesma área, o professor PJ Brandão é quem vai conduzir a Oficina de Fotoquadrinhos, de 24 a 28 de janeiro, das 14h às 17h. Ambas as formações ocorrerão pelo Google Meet.

>>> Confira AQUI as listas de pessoas selecionadas para as oficinas de Artes Visuais.

Já na área de Audiovisual, entre os dias 31 de janeiro e 02 de fevereiro, das 18h às 21h, também pelo Google Meet, a pesquisadora Tatiana Carvalho Costa ministrará a oficina “Olhares Negros na curadoria em cinema e audiovisual”.

>>> Confira AQUI a lista de pessoas selecionadas para a oficina de Audiovisual.

Matrícula

As pessoas selecionadas devem ficar atentas ao e-mail informado no ato da inscrição, pois é por meio dele que a secretaria da Escola entrará em contato para confirmar a participação e solicitar os documentos necessários para efetivar a matrícula, que são: RG, CPF, comprovante de endereço e comprovante de escolaridade. O link de acesso à sala de aula virtual também será enviado por e-mail.

Sobre os professores

Rômulo Silva

É integrante do Laboratório de Estudos da Conflitualidade e Violência (COVIO/UECE), pesquisador-colaborador no Laboratório de Arte Contemporânea (LAC/UFC) e também pesquisador do Laboratório de Artes e Micropolíticas Urbanas (LAMUR/UFC). Tem interesses nas áreas da Sociologia Imaginativa; Mediação de Leituras; Bibliotecas-Livres e Saraus de Periferias, além dos Estudos [Anti]coloniais. Mestre e doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS/UECE).

PJ Brandão

É professor universitário. Atualmente se divide entre a pesquisa sobre quadrinhos e memória no doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e a produção dos podcasts HQ Sem Roteiro, Sobre Fotografia e Podcast Nicolas.

Tatiana Carvalho

Doutoranda em Comunicação Social pela UFMG. Integrante do FICINE- Fórum Itinerante de Cinema Negro e conselheira da APAN – Associação de Profissionais do Audiovisual Negro. Docente no Centro Universitário UNA, em Belo Horizonte, onde coordena o projeto de extensão universitária PRETANÇA. Na UFMG, integra os grupos de estudos/pesquisa CORAGEM – Comunicação, Raça e Gênero – e Poéticas da Experiência, além de ser colaboradora do NUH – Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT. É colaboradora de eventos de cinema em curadoria e júri. Atua como consultora de roteiros de filmes, narrativas seriadas e outros produtos audiovisuais. É co-autora dos livros “Olhares Contemporâneos” (2011), “Mulheres Comunicam: Mediações, Sociedade e Feminismos” (2016), entre outros.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação do Governo do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO 

O quê: Porto Iracema divulga lista de pessoas selecionadas para cursos da programação Férias no Porto 2022
Período dos cursos: 24 de janeiro e 2 de fevereiro de 2022, à tarde e à noite
Matrícula: A secretaria da Escola vai entrar em contato pelo e-mail informado na inscrição para confirmar a participação e solicitar os documentos necessários, que são: RG, CPF, comprovante de endereço e comprovante de escolaridade.

 

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Gabriela Moraes (estagiária), com supervisão e edição de Raphaelle Batista (jornalista) | Publicado em 21/01/2022