Escola de Formação e Criação do Ceará

Oficinas Vozes de Mestres

Porto Iracema das Artes recebe oficinas do “Vozes de Mestres”

Oficinas Vozes de Mestres
Vozes de Mestres/Reprodução

Como parte da programação do “Vozes de Mestres – Encontros das Culturas Populares”, que acontece entre os dias 05 e 07 de julho no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a Escola Porto Iracema das Artes recebe as oficinas “Corpo e Voz” e “Roda de Vivência com Meninas de Sinhá”. Ambas as oficinas acontecem no dia 07 de julho, das 9h às 12h e das 14h às 18h, respectivamente, na sala A3. O limite é de 20 participantes.

A oficina “Corpo e Voz” será ministrada pela cantora mineira Déa Trancoso. O intuito da oficina será trabalhar a “lembrança de si mesmo”, usando a expressão corporal e vocal, por meio de exercícios básicos de yoga, jogos e brincadeiras, que combinam o uso do corpo e da voz simultânea e alternadamente. Também será utilizada cantigas da cultura popular brasileira, movimentos de yoga, tai-chi-chuan, percurssão corporal, noções de técnica vocal etc.

Já a “Roda de Vivência com Meninas de Sinhá”, será conduzida pelas 19 integrantes que estão representando o grupo no evento, das 32 mulheres que formam o Meninas de Sinhá. No encontro, as Meninas contam como e porquê começaram a se reunir no Alto Vera Cruz e região, como o trabalho foi desenvolvido, suas dificuldades etc. A Roda ainda contará com atividades lúdicas e cantigas de roda.

O “Vozes de Mestres: Encontro Internacional das Culturas Populares” teve a sua primeira edição em 2008, em Belo Horizonte (MG). O “Vozes…” é uma rede de encontros continuados e foca na valorização e na difusão da cultura tradicional como fonte da produção musical tradicional e contemporânea. Assim, o evento proporciona o intercâmbio entre artistas e seus diferentes públicos.

Serviços:

Oficina “Corpo e Voz”, com Déa Trancoso
Quando: 07 de julho, das 9h às 12h
Onde: Escola Porto Iracema das Artes, Sala A3

Roda de Vivência com Meninas de Sinhá
Quando: 07 de julho, das 14h às 18h
Onde: Escola Porto Iracema das Artes, Sala A3

Para mais informações: http://vozesdemestres.com/