Escola de Formação e Criação do Ceará

oficina panorama setorial_capa site

Porto Iracema das Artes recebe oficina ” Panorama Setorial da Cultura Brasileira”

A formação acontece das 9h às 12h e das 13h às 20h, no Auditório da Escola. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada

A Escola Porto Iracema das Artes recebe no dia 25 de janeiro a terceira edição do “Panorama Setorial da Cultura Brasileira”, um estudo nacional que fornece um painel sobre a cultura artística no país. Em formato de oficina, a formação é gratuita e acontecerá das 9h às 12h e das 13h às 20h, no auditório da Escola. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada. A oficina é voltada para todos os interessados nas discussões sobre a cadeia produtiva das artes.

Com quatro atividades dentro da sua programação, a oficina direcionará conhecimentos referentes às questões administrativas e burocráticas presentes no setor da cultura. A formação tem como proposta fornecer informações para que produtores culturais, artistas, imprensa e demais interessados, melhorem seus desempenhos profissionais em temas relacionados aos setores das artes. Foi criada uma publicação em livro e a realização de oficinas de apresentação de resultados e de capacitação para produtores culturais, artistas, imprensa e demais interessados em 12 capitais brasileiras, contribuindo para o desenvolvimento e melhoria de desempenho dos atuantes da cadeia produtiva da cultura brasileira.

As oficinas estão sendo realizadas, além de Fortaleza, em 11 capitais brasileiras: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP), Goiânia (GO), Palmas (TO) e Vitória (ES).

Cronograma das atividades

Atividade 1: Lançamento e apresentação da pesquisa do PSCB 2017|2018 e de seus resultados;
Atividade 2: Oficina de capacitação em gestão e produção executiva de atividades culturais, usando como base teórica os estudos realizados nas 3 edições do PSCB;
Atividade 3: Oficina de capacitação em distribuição e divulgação de atividades culturais;
Atividade 4: Evento-aula sobre a viabilização das atividades culturais e do papel dos agentes viabilizadores na cadeia produtiva da cultura brasileira.

Sobre os oficineiros

Gisele Jordão – Coordenadora das atividades de formação das oficinas. Doutora em Comunicação e Práticas do Consumo, mestre em Gestão Internacional e graduada em Comunicação Social (ESPM-SP). É professora da ESPM São Paulo nos cursos de graduação em Comunicação Social, em Administração, desde 1999, e em 2018 passou a ser coordenadora do curso de graduação de Cinema e Audiovisual. Desde 1993, é responsável pela pesquisa e desenvolvimento de estratégias de gestão cultural bem como o fomento de expressões artísticas.

Renata Allucci – Doutoranda em Urbanismo pela PUC Campinas. Mestre em História Social pela PUC de São Paulo. Pós-graduada em Comunicação pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM, especialista em Bens Culturais: Cultura, economia e gestão pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Sua pesquisa acadêmica inclui os temas patrimônio cultural, festas populares e cadeia produtiva da cultura. Atua desde 1994 na produção e gestão cultural.

Leo Birche – Graduado em Publicidade e Propaganda pela ESPM-SP (2011), ator formado pelo Teatro-escola Célia Helena (2012) e pós-graduado em Direção Teatral pela Escola Superior de Artes Célia Helena (2013) e em Interpretação na mesma instituição (2017), com extensão universitária em História do Teatro na Université d’Avignon et des Pays des Vaucluse (2010). Professor de interpretação dramática do curso técnico de formação de atores do Teatro-Escola Célia Helena. Ministrou oficinas no Centro Cultural São Paulo e em unidades do SESC. Desde 2014 é diretor colaborador do Projeto Conexões de Teatro Jovem, realização do National Theatre-UK e do British Council.

André Deak – Mestre em teorias da comunicação (ECAUSP) e doutorando em design (FAUUSP). É diretor do Liquid Media Lab e professor da ESPM.

Serviço
O quê: Porto Iracema das Artes recebe oficina sobre o Panorama Setorial da Cultura Brasileira no mês de janeiro
Quando: 25 de janeiro, das 9h às 12h, e de 13h às 20h
Onde: Auditório do Porto (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Inscrições por ordem de chegada na recepção do Porto Iracema
Gratuito

 

 

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Glauber Sobral

(Publicado em 11/01/2019)