Porto Iracema das Artes recebe masterclass sobre dramaturgia com Ricardo Acosta

A atividade é uma parceria com o 29º Cine Ceará, que ocorre de 30 de agosto a 6 de setembro, em Fortaleza

Na próxima quinta-feira, dia 5 de setembro, a Escola Porto Iracema das Artes recebe a masterclass “A dramaturgia do documentário e da ficção”, com o premiado montador cubano-canadense Ricardo Acosta. A atividade será realizada no auditório da Escola, a partir das 14h, e é parte da programação do 29º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema. O acesso é gratuito, conta com 45 vagas que serão preenchidas por ordem de chegada.

Na masterclass, ele discutirá temas relacionados aos desafios criativos, os caminhos para a construção das narrativas na montagem, e a responsabilidade ética com o sujeito e os personagens do filme. Ricardo Acosta integra o júri da Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem nesta edição do Cine Ceará.

Sobre Ricardo Acosta
Editor chefe, consultor de roteiro, e consultor criativo, trabalha há mais de 25 anos na indústria cinematográfica. Residindo no Canadá desde 1993, já recebeu o Emmy e os prêmios Genie e Gemini da Academia Canadense de Cinema e TV.

Ricardo foi montador do documentário espanhol “O Silêncio dos Outros” (dir. Almudena Carracedo e Robert Bahar, 2018), com produção de Pedro Almodóvar e Agústin Almodóvar, ganhador do Prêmio da Paz e Prêmio do Público, da mostra Panorama, no Festival de Berlim, entre outros prêmios. Do filme “Sembene!” (dir. Jason Silverman e Samba Gadjigo, 2015) que estreou no Festival Sundance e foi nominado para a Câmera de Ouro, no Festival de Cannes. Além de “Marmato” (dir. Mark Grieco, 2014), que também estreou no Festival Sundance, e venceu o prêmio de melhor montagem de documentário da Associação de Editores Cinematográficos Canadenses (CSA).

SOBRE A ESCOLA
O Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há seis anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço
O quê: Porto Iracema das Artes recebe masterclass sobre dramaturgia com Ricardo Acosta
Quando: Quinta-feira, 5 de setembro, às 14h
Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
45 vagas, inscrições por ordem de chegada
GRATUITO

 

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes

Publicado em 30/08/2019