Escola de Formação e Criação do Ceará

tulipa-ruiz-capa-site

Porto Iracema das Artes recebe cantora Tulipa Ruiz em tutoria do Laboratório de Música

portoiracemadasartes.org.br porto iracema das artes recebe cantora tulipa ruiz em tutoria do laboratorio de musica tulipa ruiz capa site

Cantora acompanha o projeto “Análise Selvagem”, composto por artistas sobralenses, na 10ª edição dos Laboratórios de Criação

A Escola Porto Iracema das Artes – Instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) – recebe a cantora, compositora e ilustradora Tulipa Ruiz nesta segunda-feira, 28 de novembro, às 9h. Em programação reservada aos artistas da Escola, Tulipa Ruiz realiza atividades da tutoria do grupo “Análise Selvagem”, integrante da 10ª edição do Laboratório de Música da Porto Iracema das Artes.

O projeto Análise Selvagem, composto pelos artistas Alice David, Gabriel Vieira e Briar, mistura folk, blues e experimentações musicais. Em tutoria com Tulipa Ruiz, o grupo terá um momento de ensaio, formação e troca de experiências de modo a desenvolver a pesquisa do Análise Selvagem no Lab Música. Os Laboratórios de Criação são espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Os Laboratórios funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os/As/Es artistas/es recebem orientação de tutores – que conduzem a qualificação dos projetos com orientações individuais, oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Durante os Laboratórios, os/as/es artistas/es selecionados/as/es recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de seus projetos.

Tulipa Ruiz é um dos grandes nomes da música brasileira contemporânea. Vencedora do Grammy Latino, a paulistana nascida em Santos tem músicas incluídas em filmes, novelas e games. Uma de suas primeiras músicas, “Efêmera”, foi trilha sonora do game FIFA e uma das mais recentes, “Banho”, foi gravada por Elza Soares. Atualmente, a artista está em turnê com sua banda Pipoco das Galáxias e com o pianista João Donato. Tulipa tem cinco álbuns gravados, sendo o último “Habilidades Extraordinárias”, lançado no último mês de setembro.

O Programa de Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes tem o apoio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), e das empresas Dass, Democrata Calçados e Neorubber e Termaco, com Parceria da BG Soluções Sociais, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

SOBRE O PROJETO ANÁLISE SELVAGEM (Sobral)

de Alice David, Gabriel Vieira e Briar

A partir da imersão nas músicas da cantora, compositora e artista visual Alice David é que surge o Análise Selvagem. Numa estética tão variada quanto pessoal, faz parte da identidade um certo modo de pensar e se haver com os pesos e alegrias da vida, numa atmosfera que mistura folk, blues e invencionices. Há um flerte com as artes visuais, área comum entre os integrantes, que potencializa o processo. Objetiva-se a gravação das músicas, resultando num EP, e a produção de um show.

SOBRE A TUTORA TULIPA RUIZ

Cantautora e ilustradora, vencedora do Grammy Latino, Tulipa Ruiz é nascida em Santos (SP) e criada em São Lourenço (MG). A artista tem músicas incluídas em filmes, novelas e games e costuma se apresentar em teatros e festivais do mundo todo, como Rock in Rio e Montreux Jazz Festival. Seu trabalho, além de receber o acolhimento do público, é respeitado pela crítica especializada e destacado em publicações como os jornais britânicos The Guardian e The Independent. Uma de suas primeiras músicas, “Efêmera”, foi trilha sonora do game FIFA e uma das mais recentes, “Banho”, foi gravada por Elza Soares. Realizou uma turnê com sua banda Pipoco das Galáxias e com o pianista João Donato. Em 2022 lançou seu quinto álbum, Habilidades Extraordinárias.

SOBRE OS LABORATÓRIOS DE CRIAÇÃO

São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Os Laboratórios funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os/As/Es artistas/es recebem orientação de tutores – que conduzem a qualificação dos projetos com orientações individuais, oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Durante os Laboratórios, os/as/es artistas/es selecionados/as/es recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de seus projetos.

SOBRE A ESCOLA

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Porto Iracema das Artes recebe cantora Tulipa Ruiz em tutoria do Laboratório de Música

Quando: segunda-feira, 28 de novembro, 9h

Onde: Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)