Escola de Formação e Criação do Ceará

tdaf_capa-site

Porto Iracema das Artes recebe apresentação do espetáculo Todas as horas antes do fim

tdaf capa site

Apresentação será no dia 17 de maio, às 19h30min

Em processo de criação há oito meses, o espetáculo Todas as horas antes do fim chega ao Porto Iracema das Artes no próximo dia 17 de maio. Abordando a dinâmica de separação, o trabalho se volta para a construção de um corpo responsivo, numa quase-dança de um cotidiano próprio que nos desperta algo em comum. Apresentação acontecerá de forma gratuita na Sala de Teatro Sidney Souto, no Porto, às 19h30, e são disponibilizados 40 lugares.

Com atuações de Eurico Mayer e Samanta Sanford, e direção de Manoela Elias, “Todas as horas antes do fim” é um espetáculo adulto, que aborda as dinâmicas de relacionamento de um casal que, após 10 anos juntos, decide se separar. Para isso, eles se juntam numa última noite, uma espécie de acerto de contas onde o passado se revela aos poucos, o presente é frágil e o futuro incerto. É esse caminho de palavras e lembranças que nos ajuda a conhecer, compreender ou rechaçar esses dois personagens e seus universos – tão complexos quanto possíveis. Confrontando o que eles construíram e destruíram juntos, confrontamos nós mesmos, nossos começos e aniquilamentos, nossas lembranças e medos.

Utilizando referências do teatro-dança e técnicas como Rasabox, o espetáculo pretende colocar em cena o jogo livre onde o diálogo é a principal ferramenta de comunicação e o corpo traz a conexão dos personagens, seus embates, suas derrotas e vitórias.

SINOPSE

O último respiro antes do mergulho, a ruptura. Todas as horas antes do fim nos convida a acompanhar a última noite de Rodrigo e Mariana. Ou seria a sua? A de todos nós? Num misto de paranóia, culpa e honestidade, como dizer tudo que precisa ser escutado? Como escutar tudo que precisa ser dito?

Apresentação tem duração de 80 minutos e classificação indicativa de 16 anos.

Elenco

Eurico Mayer

Ator registrado (1823 SRTE/CE), começou com Marcelino Câmara, nos grupos Trilhares e Catavento, em 2001. Seguiu com ele por 10 anos fazendo espetáculos anualmente. No universo do teatro infantil, destacam-se os espetáculos Pinóquio (Destaques do Ano de Melhor Ator), Robin Hood (Mostra Local do Palco Giratório SESC), O Pequeno Príncipe (Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará) e As Aventuras de Dom Quixote, todos pelo Grupo Mirante de Teatro, do qual faz parte desde 2011. Atualmente, além de ator no Mirante, é sócio da produtora Fascuscuz de Teatro, que estreou seu espetáculo autoral O Grande Encontro – o Musical em 2017, trabalhando ainda na produção de roteiros e projetos artísticos para espetáculos.

Samantha Sanford

Atriz, registro profissional nº 1047/CE. Graduada pelo Curso Superior de Tecnologia em Artes Cênicas no IFCE – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Participou de cursos e oficinas com João Falcão, Maurice Durozier, Paulo de Moraes, Cia. do Latão, Armazém, Celina Sodré, Ceronha Pontes, Juliana Carvalho, dentre outros. No Grupo Ás de Teatro ganhou Destaques do Ano como atriz com o espetáculo Prometemos Não Chorar. Participou do curta Pequenos Corações Destroçados dirigido por Maurício Macêdo.

Manoela Elias (Direção)

É atriz, diretora, pesquisadora e professora de Teatro, graduada em Belas Artes pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). É Mestra em Mídias, Comunicações e Praticas
Críticas pela Universidade de Artes de Londres (UAL) com pesquisa em Teatro de grupo, o feminino no teatro brasileiro e cinema independente. Atualmente, está em processo com Todas as horas antes do fim e é professora na pósgraduação em Arte-educação com ênfase em Teatro da FVJ.

Aretha Karen (Assistente de Direção)
É atriz, dramaturga, compositora e diretora, co-fundadora do Grupo Fascuscuz de Teatro, com o qual produziu e dirigiu o espetáculo O Grande Encontro – O Musical. Trabalha na área desde 2009, tendo integrado diversos grupos como Grupo Mirante de Teatro Unifor , Múltiplos – NEPT e Grupo Ás de Teatro. Entre seus principais trabalhos em atuação, se destacam os musicais O Despertar da Primavera, Companhia e Prometemos não chorar. É professora de teatro e diretora artística da Escola de Dança Passos e compositora para o canal de vídeos infantis Os Tactacs.

SERVIÇO

O que: Porto Iracema das Artes recebe apresentação do espetáculo Todas as horas antes do fim

Quando: Sexta-feira, 17 de maio, às 19h30

Onde: Sala de Teatro Sidney Souto do Porto Iracema (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)

GRATUITO

*40 lugares

 

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Myke Guilherme

Publicado em: 10/05/2019