Escola de Formação e Criação do Ceará

Porto Iracema das Artes recebe a pesquisadora Leda Maria Martins em aula inaugural do LabX 2023

Evento virtual marca início da 11ª edição dos Laboratórios de Criação e reúne projetos e pessoas artistas selecionadas em cinco linguagens artísticas 

Com o objetivo de apresentar os projetos aprovados para a 11ª edição dos Laboratórios de Criação, além de possibilitar conexões estéticas e aproximações entre artistas e linguagens artísticas ocorre o LabX, evento anual promovido pela Escola Porto Iracema das Artes — equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). O LabX 2023 ocorre entre os dias 15 e 18 de agosto, de terça a sexta-feira, a partir das 15h, de forma virtual, com transmissão pelo Youtube da Escola e com acessibilidade em Libras. A aula inaugural, na terça (14), às 14h, será ministrada pela pesquisadora, poeta, ensaísta, dramaturga e professora Leda Maria Martins.

A aula de Leda Maria Martins tem como tema “Nas Espirais da Criação”. Breves reflexões sobre o tempo e as temporalidades múltiplas numa perspectiva espiralar. Transcriações. Enunciações. Corporeidades. Subjetivações. Desses lugares, emergem possibilidades para pensarmos os atos de criação e de liberdade que nos convocam ao gesto poético da composição e do imaginário.

Após quatro meses de avaliação, o processo seletivo para a 11ª edição dos Laboratórios de Criação chegou ao fim na última segunda-feira, 7 de agosto, com a divulgação do resultado final. Ao todo, foram recebidas 406 inscrições válidas entre projetos de Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Como nos anos anteriores, foram adotadas políticas afirmativas e metade dos projetos e pessoas artistas selecionadas são do interior do Ceará e 50% das vagas, em todas as áreas, foram destinadas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, travestis, transexuais, transgêneros, não binárias e pessoas com deficiência.

Via Lei Federal de Incentivo à Cultura, os Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes contam com o Patrocínio Master da Solar Coca-Cola.

portoiracemadasartes.org.br porto iracema das artes recebe a pesquisadora leda maria martins em aula inaugural do labx 2023 foto leda

Sobre Leda Maria Martins

Leda Maria Martins (Rio de Janeiro – 1955). Poeta, ensaísta, dramaturga, professora, rainha de Nossa Senhora das Mercês da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário do Jatobá, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Pesquisadora das áreas de teatro, performance, literatura e culturas populares da diáspora africana, seu trabalho é dedicado ao reconhecimento e valorização da arte e dos saberes negros em suas múltiplas expressões e afetações. Em 1977, gradua-se em Letras na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). No ano seguinte é aceita para o mestrado em Artes pela Indiana University, nos Estados Unidos, experiência que lhe rende um olhar aguçado sobre as questões raciais das sociedades de base escravista das Américas. Desenvolve pesquisa
sobre a obra do autor e dramaturgo gaúcho  Qorpo-Santo (1829-1883) , trabalho que é concluído no ano de 1981. De volta ao Brasil, e já atuando como professora na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), torna-se doutora em Estudos Literários pela UFMG em 1991, com investigação sobre a trajetória do Teatro Experimental do Negro (TEN), criado pelo ator e dramaturgo Abdias Nascimento (1914-2011) e por sua companheira à época, a educadora e ativista Maria de Lourdes Vale Nascimento (1924-1995); faz aproximações do TEN com o Black Drama, o Teatro Negro estadunidense. Nos anos seguintes, realiza pesquisas de pós-doutorado em universidades nacionais e internacionais, e se torna, em 1993 professora da UFMG, profissão que exerce até a sua aposentadoria, em 2018.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Porto Iracema das Artes recebe a pesquisadora Leda Maria Martins em aula inaugural do LabX 2023

Quando: terça-feira, 15 de agosto, às 15h

Onde: Youtube da Porto Iracema das Artes

Gratuito e aberto ao público