Escola de Formação e Criação do Ceará

cabra-slider1

Porto Iracema das Artes recebe a 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos do Hemisfério Sul

cabra-slider1Nesta quinta-feira (26), às 17h30, o Porto Iracema das Artes exibirá o filme Cabra Marcado para Morrer, película que faz parte da lista de filmes que estão sendo exibidos pela 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos do Hemisfério Sul. A sessão de cinema é uma parceria da Escola com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos do Ceará, multiplicadores da 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul, em Fortaleza.

O filme Cabra Marcado para Morrer é uma narrativa semidocumental da vida de João Pedro Teixeira, um líder camponês da Paraíba, assassinado em 1962. Em razão do Golpe Militar, em 1964, as filmagens foram interrompidas. O trabalho foi retomado 17 anos depois, recolhendo-se depoimentos dos camponeses que trabalharam nas primeiras filmagens e também da viúva de João Pedro, Elizabeth Altino Teixeira, que desde dezembro de 1964 vivera na clandestinidade, separada dos filhos. Reconstruiu-se assim a história de João Pedro e das Ligas camponesas de Galiléia e de Sapé.

A 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul é um projeto itinerante de exibição do cinema brasileiro com temáticas sociais, cujo objetivo é ampliar o debate e chegar a mil pontos de exibição no Brasil. O material foi feito de forma que facilita a acessibilidade do público e qualquer lugar possa se tornar um ponto de exibição. A Mostra é realizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República em parceria com o Ministério da Cultura e tem o patrocínio da Petrobras e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Serviço:
9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul
Exibição do filme Cabra Marcado para Morrer
Data: 26 de março de 2015 (quinta-feira)
Horário: 17h30
Local: Porto Iracema das Artes – Rua dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema
Telefones: (85) 3219 – 5865 / (85) 3219 – 5842