Escola de Formação e Criação do Ceará

Amanda Gabriel - arquivo pessoal (1)

Porto Iracema das Artes realiza vivência “Qual o lugar do ator no Cinema?”, com Amanda Gabriel

A atividade busca lançar reflexões sobre a função do atuador na criação dos filmes e como pensar os processos de preparação de elenco

A Escola Porto Iracema das Artes – instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) – realiza no sábado, 3 de dezembro, de 14h às 20h, a vivência “Qual o lugar do ator no Cinema?”, com Amanda Gabriel (RJ), atriz que fez preparação de elenco dos filmes “Tatuagem” (dirigido por Hilton Lacerda) e “Bacurau” (dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles). A atividade é gratuita e ocorre na Sala de Teatro da Escola. Serão disponibilizadas 20 vagas por ordem de chegada destinadas a profissionais e estudantes nas áreas de atuação, direção e roteiro.

O encontro propõe abrir um espaço de reflexão sobre o trabalho do ator no audiovisual com ênfase na natureza colaborativa deste meio. A partir de sua própria experiência ao longo dos últimos 17 anos e também do pensamento de diversos realizadores, assim como filósofos, atores e pedagogos, Amanda irá lançar reflexões sobre a função do atuador na criação dos filmes e como pensar os processos de preparação de elenco como encruzilhadas criativas que potencializam os cruzamentos.

O coordenador do Laboratório de Teatro, Levy Mota, ressalta a importância de Amanda Gabriel na cena do audiovisual brasileiro. “É um luxo receber a Amanda aqui na Escola. Uma das mais importantes preparadoras de elenco do país, reconhecida internacionalmente por seu trabalho em filmes geniais como O Som ao Redor, Tatuagem, Aquarius e Bacurau. Amanda aceitou o convite com alegria e fez questão de destacar a importância da educação pública no nosso país, além de elogiar o trabalho da Porto Iracema”, finaliza.

O Programa de Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes tem o apoio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), e das empresas Dass, Democrata Calçados e Neorubber e Termaco, com Parceria da BG Soluções Sociais, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

SOBRE AMANDA GABRIEL

Amanda é atriz e arte-educadora licenciada no curso de Artes cênicas da UFPE em 2004. Tem pesquisado sistematicamente os processos e metodologias de construção do discurso e criação do ator. Ao longo dos últimos 17 anos vem atuando como Preparadora e Produtora de Elenco e Assistente de Direção ao lado de diversos realizadores do cinema contemporâneo, além de dar aulas e oficinas de atuação e direção de atores. Em 2022 se tornou uma dos quatro profissionais no Brasil com formação para atuar como Coordenadora de Intimidade.

SOBRE A ESCOLA

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Vivência “Qual o lugar do ator no Cinema?”, com Amanda Gabriel (RJ)

Quando: 3 de dezembro, sábado, de 14h às 20h

Vagas: 20 vagas, por ordem de chegada, para profissionais e estudantes nas áreas de atuação, direção e roteiro.

Onde: Sala de Teatro da Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)

Gratuito e aberto ao público