Escola de Formação e Criação do Ceará

desenho

Porto Iracema das Artes realiza sessão de desenhos de escuta com a artista visual Raisa Christina

portoiracemadasartes.org.br porto iracema das artes realiza sessao de desenhos de escuta com a artista visual raisa christina desenho
Desenho de Raisa Christina.

Esta será a 3ª edição do projeto que cria retratos a partir do diálogo entre a artista visual e a pessoa que está sendo retratada

A programação presencial da Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) — segue a todo vapor. Assim, no próximo dia 6, a Escola recebe a artista visual e escritora Raisa Christina para mais uma sessão de desenhos de escuta. A atividade está em sua 3ª edição e desta vez terá “Afetos na pandemia” como temática central. A sessão de desenhos de escuta acontece no Porto Iracema das Artes, de 8h às 12h e de 14h às 18h. Serão disponibilizadas 16 vagas, que vão ser preenchidas por ordem de chegada, com inscrição na recepção, a partir de 8h.

A primeira edição do projeto aconteceu em julho de 2019 e tinha histórias de amor como tema principal. A proposta da atividade é a produção de um desenho a partir de uma conversa entre a artista e a pessoa que está sendo retratada. Partindo, principalmente, do processo de observação, o desenho vai nascendo também baseado na escuta ativa dos relatos que a artista ouve dos participantes.

Raisa explica que o intuito desta edição é retratar pessoas a partir de “histórias de relações afetivas ocorridas na pandemia, bem como a lida com a solidão, as perdas, a saudade, os desencontros”. Deste modo, o retrato é resultado de um encontro movido pelo diálogo.

Sobre a artista

portoiracemadasartes.org.br porto iracema das artes realiza sessao de desenhos de escuta com a artista visual raisa christina raisa por jamille queiroz
Foto: Jamille Queiroz.

Raisa Christina é artista visual e escritora. Nasceu no Sertão Central do Ceará, onde aprendeu a desenhar olhando pedras tomarem forma de rostos e bichos. Fez graduação e mestrado em Artes. Reside em Fortaleza, onde trabalha com ilustração, além de ministrar oficinas de desenho, pintura e arte contemporânea. Sua obra compõe uma cartografia íntima do erótico, investigando memórias sensoriais e possibilidades do desenho expandido. É autora de “os lábios os braços os livros” (nadifúndio, 2019), “mensagens enviadas enquanto você estava desconectado” (Editora Substânsia, 2014) e co-autora do livro “DANZA” (nadifúndio, 2018). Integra a antologia poética “Uma pausa na luta”, organizada por Manoel Ricardo de Lima (Mórula Editorial, 2020), a “Antologia de contos LiteraturaBR” (Editora Moinhos, 2016), a quarta edição da revista “Para mamíferos” (2017) e a coletânea “As cidades e os desejos” (Editoria Aliás, 2018). Mantém a página na web corposonoro.tumblr.com. Colabora quinzenalmente com crônicas para o site bemditojor.com.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Desenhos de Escuta com Raisa Christina
Quando: 6 de dezembro, segunda-feira, 8h às 12h e de 14h às 18h
16 vagas, inscrições por ordem de chegada, a partir de 8h
Onde: Escola Porto Iracema das Artes
Gratuito

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Gabriela Moraes (estagiária), com supervisão e edição de Raphaelle Batista (jornalista) | Publicado em 29/11/2021.