Nesta quarta-feira, dia 27 de março, é celebrado o Dia Mundial do Teatro e, marcando a data, a Escola recebe três nomes ligados às artes cênicas e oferece aula aberta com Ceronha Pontes nesta quinta-feira (28)
Há 58 anos, em 1961, o Instituto Internacional do Teatro (ITI) estabeleceu a data de 27 de março como o Dia Mundial do Teatro, para celebrar esta que é uma das mais antigas expressões artísticas da humanidade. Em alusão a este marco, o Porto Iracema das Artes celebra esta semana como a Semana do Teatro e recebe convidados das artes cênicas para atividades no módulo de iniciação dos Cursos Básicos, o Navegações Estéticas. O Porto também dedica esta semana à vida e obra do autor, ator e diretor carioca Domingos de Oliveira, falecido no último sábado, 23.
Para marcar o início das atividades dos Cursos Básicos e também comemorar o Dia Mundial do Teatro, o Porto Iracema terá ao longo da semana três convidados das Artes Cênicas nos percursos de Artes Cênicas, Audiovisual e do Ateliê de Escrita Dramática. As formações seguem de terça a sexta, 26 a 29 de março, para os alunos selecionados. E no dia 28, haverá uma aula aberta ao público, às 19h, com uma das convidadas, a atriz Ceronha Pontes.
Os alunos dos percursos formativos do Curso Básico de Artes Cênicas recebem a atriz e filósofa Ceronha Pontes. As aulas acontecem na Sala de Teatro Sidney Souto. Já os alunos do Audiovisual terão aulas durante toda a semana com o diretor de teatro e cinematografista Ricardo Alves Jr., que abordará “O cinema de autor”. Aulas acontecem no Auditório. Ambas as atividades ocorrem pela manhã.
O Percurso Ateliê de Escrita Dramática, que é uma oferta em parceria dos CBs de Artes Cênicas e Audiovisual, receberá o dramaturgo Carlos Rabelo, que abordará o tema “A forma dramática”. A ideia é apresentar e discutir conflito, ação, personagem, fábula e outros elementos, bem como sua atualização na criação contemporânea. As aulas serão na Sala A3, no período da noite.
TEATRO NO PORTO
Desde a fundação, em 2013, a Escola Porto Iracema das Artes dedica especial atenção à formação teatral. No âmbito dos Cursos Básicos de Artes Cênicas, oferecemos formação para atores e nas demais linguagens que compõem a cena teatral, como figurino, maquiagem, cenografia, cenotecnia, produção, iluminação e som. Por meio do Programa Preamar de Artes Cênicas, de realização de espetáculos, três peças foram lançadas até 2017. Em 2018, com o objetivo de ampliar as possibilidades criativas, assim como favorecer processos mais aprofundados, os alunos dos diversos percursos foram divididos em três grupos de encenação, cada um com seu orientador respectivo. Em 2018, das três encenações lançadas, dois espetáculos estrearam e um dos grupos segue se apresentando.
Em seis edições, o Laboratório de Teatro ajudou a desenvolver 26 projetos em Fortaleza, Crato, Juazeiro do Norte e Quixeré, com 133 artistas-pesquisadores diretamente envolvidos e 28 tutores que vieram até o Ceará partilhar suas experiências. Além de uma grande quantidade de aulas abertas e oficinas, o Lab. Teatro também realizou diversas parcerias com coletivos artísticos, universidades e outras instituições, colaborações importantes para ampliar as discussões e os fazeres.
SOBRE OS CONVIDADOS
Ceronha Pontes é formada em Filosofia e Teatro pelas Universidades Estadual e Federal do Ceará, cursou também o Colégio de Direção Teatral, do Instituto Dragão do Mar. Estagiou no Centro de Pesquisas Teatrais, em São Paulo, com o Diretor Antunes Filho. Entre seus trabalhos no teatro estão “Os Iks”, de Peter Brook e direção de Celso Nunes; “Camille Claudel”, de sua autoria e direção; “Minha Irmã”, de Marcos Barbosa e direção de Pedro Domingues.
Ricardo Alves Jr. é natural de Belo Horizonte. Formado em Cinematográfica pela Universidad del Cine (Buenos Aires). Lançou em 2016 seu primeiro longa-metragem, Elon Não Acredita na Morte, comtemplado HBF Script and Project Development. No teatro, dirigiu “Discurso do Coração Infartado”, projeto contemplado pelo prêmio Myriam Muniz da Funarte. Em 2014, dirigiu “Sarabanda”, em 2016 realizou a montagem da peça “Num Ano com Treze Luas”, de Rainer Werner Fassbinder. Sua mais recente direção é a co-produção entre Brasil/Paraguai “Cine Splendid”, em 2017.
Carlos Rabelo é dramaturgo, tradutor, músico, ator e professor de teatro. Doutorando em Artes Cênicas no PPGAC da UFBA e mestre em Estudos Literários pela Faculdade de Letras e Linguística da UFG, com o projeto “Um estudo metodológico do ensino em dramaturgia: ensaiando para escrever”. É licenciado no curso de Artes Cênicas da UFG. Foi professor substituto no CEP em Artes Basileu França, e professor do projeto VerusGladiatores, no Centro Cultural Oscar Niemeyer.
SERVIÇO
O que: Porto Iracema das Artes realiza Semana do Teatro
Quando: 26 a 29 de março de 2019
Onde Porto Iracema das Artes (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Myke Guilherme
Publicado em: 26/03/2019