Escola de Formação e Criação do Ceará

capa-site-artes-cenicas-ceronha-pontes

Navegações Estéticas de Artes Cênicas tem aula aberta com atriz Ceronha Pontes

capa site artes cenicas ceronha pontes

Os Cursos Básicos de Artes Cênicas do Porto abrem a formação com a aula “Teatro – porto inseguro” no dia 28 de março

O pontapé dos Cursos Básicos do Porto são dados sempre com aulas especiais abertas ao público e, nas Artes Cênicas, a edição 2019 das Navegações Estéticas traz como convidada a atriz Ceronha Pontes. Com o título “Teatro – porto inseguro”, ela realiza a formação gratuita no dia 28 de março, a partir das 19h, no Auditório do Porto. O acesso é gratuito e funcionará será mediante lotação do espaço, que dispõe de 60 lugares, a partir das 18h30min.

Na aula aberta, Ceronha fará uma reflexão sobre o que abastece e move os artistas em uma sociedade que não os valorizam, provocando reflexões sobre o que os mantêm em exercício mesmo quando seus impulsos criativos são atravessados pela dúvida e o medo.

Sobre Ceronha Gomes
Formada em Filosofia e Teatro pelas Universidades Estadual e Federal do Ceará, tendo ainda cursado o Colégio de Direção Teatral, do Instituto Dragão do Mar. Estagiou no Centro de Pesquisas Teatrais, em São Paulo, com o diretor Antunes Filho. Entre os seus trabalhos no teatro, Os Iks, de Peter Brook, com direção de Celso Nunes; Uma Branca sombra Pálida; Camille Claudel, de sua autoria e direção; Minha Irmã, de Marcos Barbosa, direção de Pedro Domingues.

Radicada em Pernambuco, integrante do Coletivo Angu de Teatro, onde participa, entre outras, da peça “Essa Febre que Não Passa”, de Luce Pereira, direção de André Brasileiro e Marcondes Lima. Prêmio APACEPE de Melhor Atriz/2012. Em 2017 dirigiu o espetáculo Machuca, da Trupe ensaia aqui e acolá, Recife-PE.

No cinema destacamos “Lua Cambará”, de Rosemberg Cariry, e “A Mulher Biônica”, de Armando Praça (Melhor Atriz pelo CINE Ceará/2008), “Elogio do Tremor”, de André Valença, “Big Jato”, de Cláudio Assis e a comédia “Lucicreide vai pra Marte de Rodrigo César”, ainda inédita.

Sobre as Navegações Estéticas

A proposta das Navegações Estéticas é reunir o público com artistas de carreira consolidada e projeção nacional nas áreas de Artes Cênicas, Audiovisual, Fotografia e Artes Visuais para um intenso ciclo de reflexões, diálogos e experimentações, tendo como foco o processo criativo.

Por meio de oficinas, masterclasses e palestras, os artistas convidados partilham suas experiências como criadores e, a partir delas, evidenciam questões centrais do fazer artístico como metodologias de criação, técnica e treinamento, improvisação, composição, arte e mediação tecnológica, hibridização dos gêneros, trabalho criativo, condições de produção etc. O projeto Navegações Estéticas integra o Programa de Formação Básica do Porto.

Serviço
O quê: Navegações Estéticas de Artes Cênicas tem aula aberta com atriz Ceronha Pontes
Quando: 28 de março, a partir das 19h
Onde: Auditório do Porto Iracema (Rua Dragão d Mar, 160 – Praia de Iracema)
ENTRADA GRATUITA | 60 vagas preenchidas por ordem de chegada a partir das 18h30min

 

Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Glauber Sobral
Publicado em: 21/03/2019