Porto Iracema das Artes realiza Sarau dos Saberes com a presença do grupo cultural Guardiãs da Ciranda

A atividade marca o fechamento do Percurso Básico de Teatro 2020 e terá momento com microfone aberto ao público

Na próxima quinta-feira, dia 25 de novembro, às 14h, a Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) — realiza o Sarau dos Saberes, com participação do grupo cultural “Guardiãs da Ciranda”, da Escola Municipal Maria Dolores Petrola de Melo Jorge, localizada na Granja Lisboa. A atividade acontece de forma presencial no pátio da Escola e faz parte da programação que celebra o Mês da Consciência Negra.

Fechando o Percurso Básico de Teatro 2021, o Sarau busca trazer reflexões acerca do tema central da formação: a decolonialidade. A formação propôs um debate sobre a formação artística e os espaços pedagógicos a partir do território e das vivências dos representantes, alunos e alunas dos coletivos, em diálogo com as professoras Pedra Silva, Suzana Carneiro, Anaya Okun, do percurso básico.

Helber Rocha, professor do grupo “Guardiãs da Ciranda”, explica que o momento de encontro é de suma importância para a preservação da cultura popular, o combate à discriminação racial e a intolerancia religiosa, além de servir como uma vivencia que permite a permuta de saberes. “As cirandeiras veteranas ensinam as mais modernas, tanto na dança, na música e na instrumentação. As cirandeiras também adquirem os aprendizados no processo de curiosidade que as permeiam constantemente”, reforça o professor.

Entre poesia, música, performances, textos, danças e outras muitas formas de manifestar arte e saberes, o Sarau acontece de forma livre, permitindo que as pessoas presentes façam apresentações no momento “Mic Aberto”.

“Cada um, cada uma, tem sua forma de se comunicar e se relacionar com o mundo. Os grupos e coletivos que participaram têm sua forma de se relacionar com a arte, então, esse momento vai ser muito importante para que as pessoas sentem em uma roda, de forma presencial, e compartilhem livremente suas ideias, saberes, territorialidades e particularidades”, compartilha Maíra Abreu, coordenadora dos Cursos Básicos de Artes Cênicas.

Sobre o grupo

O Grupo Cultural Guardiãs da Ciranda é um projeto da Escola Municipal Maria Dolores Petrola de Melo Jorge, localizado no bairro Granja Lisboa. Criado em 2017, o coletivo tem como objetivo trabalhar e preservar a cultura popular e resguardar o legado de Lia de Itamaracá.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Sarau dos Saberes no Porto Iracema das Artes
Quando: Quinta-feira, 25 de novembro, às 14h.
Onde: Pátio da Escola Porto Iracema das Artes
Gratuito

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Gabriela Moraes (estagiária), com supervisão e edição de Raphaelle Batista (jornalista) | Publicado em 19/11/2021.